ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO POR MEIO DA APLICAÇÃO DA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM

Publicado
2016-04-30
Palavras-chave: alfabetização financeira, habilidades latentes, Teoria de Resposta ao Item

    Autores

  • João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ http://orcid.org/0000-0003-3505-372X
  • Marcelo Álvaro da Silva Macedo Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
  • José Ricardo Maia de Siqueira Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
  • Juliana Reis Bernardes Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ

Resumo

O presente estudo teve por objetivo mensurar o nível de alfabetização financeira dos discentes do curso de Administração de empresas de uma Instituição de Ensino Superior (IES) Federal, sendo conduzida, para tal, uma survey com 307 alunos. Para análise dos dados, foi utilizada a Teoria de Resposta ao Item (TRI). A título de resultado, foram obtidos indícios que permitem concluir pelo baixo nível de alfabetização financeira e pela existência de um perfil conservador de investimento por parte dos discentes. Esse cenário, alinhado aos estudos empíricos anteriores realizados no país, mostra-se preocupante dado o potencial de externalidades negativas decorrente de más decisões financeiras, sobretudo, relacionadas ao financiamento da casa própria e à preparação para a aposentadoria. O presente estudo contribui ao testar empiricamente, no contexto nacional, a utilização da TRI à estimação da alfabetização financeira, permitindo concluir que a TRI é uma opção metodológica importante na estimação desse traço latente, que possibilita a comparabilidade dos conhecimentos financeiros através de uma medida consistente e confiável, através de estudos, populações, realidades e programas distintos.

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Como Citar
Nascimento, J. C. H. B. do, Macedo, M. Álvaro da S., Siqueira, J. R. M. de, & Bernardes, J. R. (2016). ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO POR MEIO DA APLICAÇÃO DA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM. Administração: Ensino E Pesquisa, 17(1), 147-175. https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n1.341