PARA ALÉM DA FORMAÇÃO ACADÊMICA: AS CONTRIBUIÇÕES DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO

Natália Lúcia da Silva Pinto, Laura Maria Abdon Fernandes, Fabiana Ferreira Silva

Resumo


A Iniciação Científica (IC) na graduação pode ser considerada uma oportunidade para os estudantes desenvolverem habilidades acadêmicas e interpessoais, bem como encontrarem direcionamento profissional. Nesse sentido, esta pesquisa investigou como os Programas de Iniciação Científica estão contribuindo com a formação de estudantes da área de Administração. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, cujos dados foram coletados mediante realização de entrevista e aplicação de questionários. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para fazer a sistematização e a interpretação dos dados. Entre os principais resultados, o perfil dos estudantes envolvidos com pesquisa é formado por jovens com menos de 25 anos, em sua maioria, mulheres e estudam no turno matutino. Constatou-se ainda que a busca por novos conhecimentos e aperfeiçoamento do currículo são os principais fatores motivacionais para ingressar em um Programa de Iniciação Científica. A pesquisa, também, revelou a avaliação dos graduandos sobre a participação nas pesquisas e as dificuldades enfrentadas. De forma geral, foi possível concluir, com base na percepção dos participantes, que a IC gera impactos positivos na vida pessoal, profissional e acadêmica dos estudantes da área de Administração na instituição analisada.


Palavras-chave


Iniciação Científica; Administração; Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n2.352

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2016 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia