PARA ALÉM DA FORMAÇÃO ACADÊMICA: AS CONTRIBUIÇÕES DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Natália Lúcia da Silva Pinto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, PE
  • Laura Maria Abdon Fernandes Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE
  • Fabiana Ferreira Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n2.352

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Administração, Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Resumo

A Iniciação Científica (IC) na graduação pode ser considerada uma oportunidade para os estudantes desenvolverem habilidades acadêmicas e interpessoais, bem como encontrarem direcionamento profissional. Nesse sentido, esta pesquisa investigou como os Programas de Iniciação Científica estão contribuindo com a formação de estudantes da área de Administração. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, cujos dados foram coletados mediante realização de entrevista e aplicação de questionários. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para fazer a sistematização e a interpretação dos dados. Entre os principais resultados, o perfil dos estudantes envolvidos com pesquisa é formado por jovens com menos de 25 anos, em sua maioria, mulheres e estudam no turno matutino. Constatou-se ainda que a busca por novos conhecimentos e aperfeiçoamento do currículo são os principais fatores motivacionais para ingressar em um Programa de Iniciação Científica. A pesquisa, também, revelou a avaliação dos graduandos sobre a participação nas pesquisas e as dificuldades enfrentadas. De forma geral, foi possível concluir, com base na percepção dos participantes, que a IC gera impactos positivos na vida pessoal, profissional e acadêmica dos estudantes da área de Administração na instituição analisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Lúcia da Silva Pinto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, PE

Bacharel em Administração pela UFRPE e Especialista em Gestão de Empresas pela Faculdade Joaquim Nabuco. Áreas de interesse em pesquisa: Ensino e Pesquisa em Administração; Turismo e Desenvolvimento Local; Sustentabilidade no Terceiro Setor.

 

Laura Maria Abdon Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE

Bacharel em Administração pela UFRPE e Mestranda em Designpela UFPE. Áreas de interesse em pesquisa: Estudos Organizacionais; Marketing; Tecnologia, Cultura e Sociedade.

Fabiana Ferreira Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE

Doutoranda em Educação pela UFPE. Áreas de interesse em pesquisa: Estudos Organizacionais; Ensino e Pesquisa em Administração e  Profissionalidade Docente.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

Pinto, N. L. da S., Fernandes, L. M. A., & Silva, F. F. (2016). PARA ALÉM DA FORMAÇÃO ACADÊMICA: AS CONTRIBUIÇÕES DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 17(2), 301–325. https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n2.352

Edição

Seção

Artigos