PRODUZIR OU COMPRAR, EIS A QUESTÃO: O DILEMA DA VERTICALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n4.386Palavras-chave:
Gestão da Cadeia de Suprimentos, Tomada de Decisão, VerticalizaçãoResumo
A Positivo Implementos Rodoviários está situada na cidade São Cristóvão, próximo a um importante polo metal-mecânico da região sul do Brasil. Márcio é o diretor comercial da empresa e há algum tempo tem percebido uma queda nas vendas da empresa, além de constantes reclamações acerca da qualidade e de atrasos nos prazos de entrega estabelecidos. Márcio verificou que alguns fatores críticos de produção possuíam impacto direto no setor comercial da empresa, já que parte da produção era terceirizada. Nesse contexto, esse caso de ensino propõe uma reflexão sobre os problemas vivenciados por uma indústria de implementos rodoviários e suas operações, com base na abordagem da verticalização da cadeia de suprimentos, em especial na decisão: Produzir ou comprar? O caso foi elaborado para utilização em disciplinas de graduação em Administração, tais como Gestão da Produção, Administração de Materiais e Logística Empresarial.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.