ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ADMINISTRAÇÃO SOBRE A PREVIDÊNCIA BRASILEIRA: META-AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO NOS EVENTOS DA ANPAD

Lara Lúcia da Silva, Thiago Teixeira de Melo da Costa, Laura Loredana Crisóstomo Nobre

Resumo


O trabalho objetiva levantar a produção técnico-científica sobre a Previdência Brasileira nos eventos da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) no período de 1997 a 2011, buscando identificar se o sistema previdenciário tem sido discutido no âmbito da administração. O delineamento metodológico utilizado foi a meta análise (LUIZ, 2002). Por meio da busca por palavras chaves como previdência, social e fundos de pensão foram encontrados 33 artigos que abordavam o tema Previdência, cujos conteúdos foram categorizados segundo os seguintes critérios: distribuição anual dos artigos e dos eventos, autores, unidades federativas dos autores e do evento, abordagem metodológica, tipos de regimes, pesquisadores mais citados, publicação em periódicos e déficit da Previdência. Verificou-se que há mais publicações nos eventos do EnANPAD e não há predominância de nenhuma abordagem metodológica, além de um enfoque maior dos estudos em relação aos regimes complementares de previdência. Os resultados evidenciam a carência de estudos sobre Previdência Social devendo, pois, abordar mais profundamente questões relevantes para o contexto da administração pública. O artigo também evidencia as principais estratégias utilizadas pelos pesquisadores, norteando os demais estudiosos para preencher as lacunas teórico-metodológicas na área, a fim de aumentar as pesquisas que subsidiem o governo na tomada de decisão em relação às políticas previdenciárias.

Palavras-chave


Administração Pública; Previdência Brasileira; Meta análise; ANPAD

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n4.4

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2014 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia