A SALA DE AULA E AS EMPRESAS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO E DA UTILIZAÇÃO DE CASOS PARA ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Cléria Donizete da Silva Lourenço Universidade Federal de Lavras, Lavras /MG
  • Thaisa Ferreira Magalhães Universidade Federal de Lavras, Lavras /MG

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n1.41

Palavras-chave:

estudo de caso, casos para ensino, Administração

Resumo

O método do caso é uma ferramenta pedagógica considerada promissora no sentido de diminuir a distância entre a sala de aula e as organizações e por proporcionar aos discentes uma participação ativa no processo de aprendizagem. No entanto, pouco se sabe sobre a forma como docentes e discentes têm utilizado os casos. Diante disso, procurou-se conhecer os casos para ensino publicados no Brasil e identificar a forma como os docentes têm utilizado essa ferramenta. Para tanto, foi feita uma análise de 48 casos para ensino publicados em periódicos e eventos da área de administração e uma pesquisa qualitativa com 61 docentes de três ies
(Instituição de Ensino Superior) mineiras. Como resultado pode-se destacar que, se por um lado, o esforço de construir casos está sendo feito pelos pesquisadores brasileiros que publicaram seus casos nos últimos anos, por outro, esta produção não tem sido utilizada pelos docentes das ies pesquisadas, uma vez que eles não utilizam os anais dos eventos e os periódicos como fontes de busca dos casos. A principal constatação que se fez, nesta pesquisa, é que há falta de conhecimento, por parte dos docentes, sobre o que é um caso para ensino
e como o mesmo deve ser utilizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cléria Donizete da Silva Lourenço, Universidade Federal de Lavras, Lavras /MG

Doutora em Administração pela UFLA. Áreas de interesse em pesquisa: Formação docente e discente, Gestão multicultural

Thaisa Ferreira Magalhães, Universidade Federal de Lavras, Lavras /MG

Graduanda em Administração pela UFLA. Áreas de interesse em pesquisa: Produção e Operações.

Downloads

Publicado

2014-03-31

Como Citar

Lourenço, C. D. da S., & Magalhães, T. F. (2014). A SALA DE AULA E AS EMPRESAS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO E DA UTILIZAÇÃO DE CASOS PARA ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 15(1), 11–42. https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n1.41

Edição

Seção

Artigos