Cultura, interculturalidade e globalização nas grades curriculares da Administração: um olhar baseado nos cursos com nota máxima no Enade 2012, no estado de Minas Gerais

Publicado
2016-09-01
Palavras-chave: Interculturalidade, Globalização, Administrador, Currículos

    Autores

  • Raissa Amaral Ferreira Universidade Federal de Viçosa, Rio Paranaíba, MG
  • Michele Morais Oliveira Universidade Federal de Viçosa, Rio Paranaíba, MG
  • Leilane Morais Oliveira Universidade de São Paulo, Sorocaba, SP
  • Michelle Cristina Ferreira Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG
  • Francielih Dorneles Silva Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Resumo

Gestores e colaboradores devem estar preparados para se relacionar dentro das organizações nas quais atuam, em um contexto globalizado como o atual. Assim, são necessários currículos que contemplem cultura e interculturalidade a fim de que adquiram conhecimentos e possam desenvolver capacidades relativas ao estabelecimento de relações mais positivas e saudáveis entre os que compartilham o ambiente organizacional. Nesse sentido, este estudo objetivou avaliar se as instituições de ensino superior de Minas Gerais estão formando administradores aptos a lidarem com a questão intercultural. A abordagem qualitativa foi escolhida como perspectiva metodológica. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e de questionário. O estudo focalizou os cursos de Administração que obtiveram nota máxima no Enade de 2012 e os resultados demonstraram que, entre as instituições que participaram do estudo, nenhuma delas parece priorizar a temática da globalização e interculturalidade na formação dos futuros administradores, sendo um tema abordado, mas com um patamar de segundo plano nos currículos.

 

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Como Citar
Ferreira, R. A., Oliveira, M. M., Oliveira, L. M., Ferreira, M. C., & Silva, F. D. (2016). Cultura, interculturalidade e globalização nas grades curriculares da Administração: um olhar baseado nos cursos com nota máxima no Enade 2012, no estado de Minas Gerais. Administração: Ensino E Pesquisa, 17(3), 475-507. https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.422