Cultura, interculturalidade e globalização nas grades curriculares da Administração: um olhar baseado nos cursos com nota máxima no Enade 2012, no estado de Minas Gerais

Autores

  • Raissa Amaral Ferreira Universidade Federal de Viçosa, Rio Paranaíba, MG
  • Michele Morais Oliveira Universidade Federal de Viçosa, Rio Paranaíba, MG
  • Leilane Morais Oliveira Universidade de São Paulo, Sorocaba, SP
  • Michelle Cristina Ferreira Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG
  • Francielih Dorneles Silva Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.422

Palavras-chave:

Interculturalidade, Globalização, Administrador, Currículos

Resumo

Gestores e colaboradores devem estar preparados para se relacionar dentro das organizações nas quais atuam, em um contexto globalizado como o atual. Assim, são necessários currículos que contemplem cultura e interculturalidade a fim de que adquiram conhecimentos e possam desenvolver capacidades relativas ao estabelecimento de relações mais positivas e saudáveis entre os que compartilham o ambiente organizacional. Nesse sentido, este estudo objetivou avaliar se as instituições de ensino superior de Minas Gerais estão formando administradores aptos a lidarem com a questão intercultural. A abordagem qualitativa foi escolhida como perspectiva metodológica. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e de questionário. O estudo focalizou os cursos de Administração que obtiveram nota máxima no Enade de 2012 e os resultados demonstraram que, entre as instituições que participaram do estudo, nenhuma delas parece priorizar a temática da globalização e interculturalidade na formação dos futuros administradores, sendo um tema abordado, mas com um patamar de segundo plano nos currículos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raissa Amaral Ferreira, Universidade Federal de Viçosa, Rio Paranaíba, MG

Bacharel em Administração pela UFV 

Áreas de interesse em pesquisa: Administração e Interculturalidade. 

Michele Morais Oliveira, Universidade Federal de Viçosa, Rio Paranaíba, MG

Mestre em Economia Doméstica pela UFV 

Áreas de interesse em pesquisa: Administração; Gestão de processos organizacionais; Interculturalidade e Administração. 

Leilane Morais Oliveira, Universidade de São Paulo, Sorocaba, SP

Mestre em Letras pela UFV

Áreas de interesse em pesquisa: Interculturalidade; Internacionalização; Políticas Linguísticas e Língua Portuguesa. 

Michelle Cristina Ferreira, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG

Mestre em Economia Doméstica pela UFV 

Áreas de interesse em pesquisa: Administração; Interculturalidade; Mídias digitais sociais; Comportamento do Consumidor Idoso; Trabalho e Consumo. 

Francielih Dorneles Silva, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Mestre em Administração pela UFU

Áreas de interesse em pesquisa: Administração; Interculturalidade e Comportamento do Consumidor. 

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

Ferreira, R. A., Oliveira, M. M., Oliveira, L. M., Ferreira, M. C., & Silva, F. D. (2016). Cultura, interculturalidade e globalização nas grades curriculares da Administração: um olhar baseado nos cursos com nota máxima no Enade 2012, no estado de Minas Gerais. Administração: Ensino E Pesquisa, 17(3), 475–507. https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.422