RETENÇÃO DOS DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO DA UFS: FATORES CONDICIONANTES E AÇÕES DA GESTÃO ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n2.428Palavras-chave:
Retenção universitária, Gestão da Educação, Ensino SuperiorResumo
Este artigo aborda a temática da retenção dos discentes de Administração da Universidade Federal de Sergipe (UFS), ou seja, a permanência dos alunos além do tempo regular. Os objetivos são: traçar as características dos alunos; identificar os motivos da retenção; mensurar o nível de qualidade do curso e conhecer as ações de combate à retenção desenvolvidas pelo Departamento de Administração. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e bibliográfica; questionários do Google Forms® com os alunos retidos e entrevistas com os docentes que ocuparam o cargo de chefia do Departamento/Colegiado. Os dados quantitativos foram analisados utilizando-se estatística não paramétrica, com base em escalas adaptadas de Likert e tratados com o software SPSS®. O tratamento das informações qualitativas se deu por meio de análise de conteúdo. Concluiu-se que a maioria dos alunos retidos é do sexo feminino, solteira, com faixa etária entre os 18 e 30 anos e renda de 1 a 3 salários mínimos. Trabalha e/ou estagia durante 40 ou mais horas/semana e possui mais de 75% do curso concluído. Os motivos da retenção são a falta de tempo; o choque entre as agendas profissional/acadêmica; as greves; a insatisfação com o corpo docente; e a reprovação/trancamento de disciplinas. Os alunos classificaram o curso como regular. A gestão da retenção pelo departamento tem sido feita de forma parcial.
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