RETENÇÃO DOS DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO DA UFS: FATORES CONDICIONANTES E AÇÕES DA GESTÃO ACADÊMICA

Autores

  • Rodrigo Teles Dantas de Oliveira Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE http://orcid.org/0000-0001-6009-3454
  • Jenny Dantas Barbosa Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, SE

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n2.428

Palavras-chave:

Retenção universitária, Gestão da Educação, Ensino Superior

Resumo

Este artigo aborda a temática da retenção dos discentes de Administração da Universidade Federal de Sergipe (UFS), ou seja, a permanência dos alunos além do tempo regular. Os objetivos são: traçar as características dos alunos; identificar os motivos da retenção; mensurar o nível de qualidade do curso e conhecer as ações de combate à retenção desenvolvidas pelo Departamento de Administração. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e bibliográfica; questionários do Google Forms® com os alunos retidos e entrevistas com os docentes que ocuparam o cargo de chefia do Departamento/Colegiado. Os dados quantitativos foram analisados utilizando-se estatística não paramétrica, com base em escalas adaptadas de Likert e tratados com o software SPSS®. O tratamento das informações qualitativas se deu por meio de análise de conteúdo. Concluiu-se que a maioria dos alunos retidos é do sexo feminino, solteira, com faixa etária entre os 18 e 30 anos e renda de 1 a 3 salários mínimos. Trabalha e/ou estagia durante 40 ou mais horas/semana e possui mais de 75% do curso concluído. Os motivos da retenção são a falta de tempo; o choque entre as agendas profissional/acadêmica; as greves; a insatisfação com o corpo docente; e a reprovação/trancamento de disciplinas. Os alunos classificaram o curso como regular. A gestão da retenção pelo departamento tem sido feita de forma parcial.

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Biografia do Autor

Rodrigo Teles Dantas de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE

Bacharel em Administração pela UFS. Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia, Administração Pública e Gestão da Educação.

Jenny Dantas Barbosa, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, SE

Doutora em Administração pela Universidad Complutense de Madrid. Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia, Microempresas e Gestão Ambiental.

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Publicado

2016-08-31

Como Citar

Oliveira, R. T. D. de, & Barbosa, J. D. (2016). RETENÇÃO DOS DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO DA UFS: FATORES CONDICIONANTES E AÇÕES DA GESTÃO ACADÊMICA. Administração: Ensino E Pesquisa, 17(2), 355–380. https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n2.428

Edição

Seção

Artigos