O ambiente estrutural e institucional do ensino de Administração na região Nordeste do Brasil

Publicado
2017-07-06
Palavras-chave: Ambiente estrutural e institucional, Docentes, Região Nordeste

    Autores

  • Thales Batista de Lima Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape, PB
  • Anielson Barbosa da Silva Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB http://orcid.org/0000-0002-6549-9733

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a dimensão estrutural e institucional do ambiente de aprendizagem do ensino em Administração na percepção de docentes que participaram da criação dos cursos de graduação em Administração no Nordeste brasileiro. O percurso metodológico foi orientado pela abordagem qualitativa e utilizou entrevistas com professores de instituições públicas para buscar os significados desse ambiente na região pesquisada. Os resultados indicaram a presença de elementos que envolvem o posicionamento das universidades, as vertentes da administração, o perfil do aluno e a relação entre o currículo e a ação docente. O estudo revelou que aspectos estruturais e institucionais do ambiente de aprendizagem influenciam na qualidade do processo de ensino-aprendizagem do aluno de Administração do Nordeste brasileiro.

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Como Citar
Lima, T. B. de, & Silva, A. B. da. (2017). O ambiente estrutural e institucional do ensino de Administração na região Nordeste do Brasil. Administração: Ensino E Pesquisa, 18(2), 231-269. https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.448