O ambiente estrutural e institucional do ensino de Administração na região Nordeste do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.448

Palavras-chave:

Ambiente estrutural e institucional, Docentes, Região Nordeste

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a dimensão estrutural e institucional do ambiente de aprendizagem do ensino em Administração na percepção de docentes que participaram da criação dos cursos de graduação em Administração no Nordeste brasileiro. O percurso metodológico foi orientado pela abordagem qualitativa e utilizou entrevistas com professores de instituições públicas para buscar os significados desse ambiente na região pesquisada. Os resultados indicaram a presença de elementos que envolvem o posicionamento das universidades, as vertentes da administração, o perfil do aluno e a relação entre o currículo e a ação docente. O estudo revelou que aspectos estruturais e institucionais do ambiente de aprendizagem influenciam na qualidade do processo de ensino-aprendizagem do aluno de Administração do Nordeste brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thales Batista de Lima, Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape, PB

Doutor em Administração pela UFPB.

Áreas de interesse em pesquisa: Aprendizagem e Ensino em Administração.

Anielson Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC.

Áreas de interesse em pesquisa: Educação em Administração, Aprendizagem e Conhecimento, Competências e Gestão Pública.

Downloads

Publicado

2017-07-06

Como Citar

Lima, T. B. de, & Silva, A. B. da. (2017). O ambiente estrutural e institucional do ensino de Administração na região Nordeste do Brasil. Administração: Ensino E Pesquisa, 18(2), 231–269. https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.448

Edição

Seção

Artigos