Negócios sociais: a percepção, a consciência e o grau de interesse pelo tema para os alunos de graduação em Administração
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.454Palavras-chave:
Negócios sociais, Conhecimento, Alunos de graduaçãoResumo
Este estudo teve como objetivo entender a percepção e o conhecimento dos alunos de administração da FEA-USP sobre o tema negócios sociais. Negócios Sociais são empreendimentos que alinham a lógica de mercado e a lógica social, ou seja, buscam a autossustentação pela venda de produtos e serviços juntamente com a geração de valor social. Considerou-se importante mapear até que ponto alunos de administração têm interesse nesse tipo de organização. Realizou-se um levantamento quantitativo com uma amostra de 515 alunos do curso de graduação em Administração de Empresas da FEA USP. Dentre os achados, destacaram-se: a maioria acredita que seu conhecimento é básico; tem alto interesse e acha importante; nunca participou de atividades extracurriculares; depende de recomendação de amigos e parentes para entender e fazer parte; não conhece o tema a fundo, mas faz muitas associações corretas de conceitos; e acredita que as maiores dificuldades dos empreendimentos sociais são autossustentação financeira e atração de investidores. A principal contribuição deste estudo está na observação que há uma lacuna no ensino de administração na formação de gestores para empreendimentos sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.