Negócios sociais: a percepção, a consciência e o grau de interesse pelo tema para os alunos de graduação em Administração

Autores

  • Amanda Leme Jahchan Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP
  • Graziella Maria Comini Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP
  • Edison Quirino D'Amario Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.454

Palavras-chave:

Negócios sociais, Conhecimento, Alunos de graduação

Resumo

Este estudo teve como objetivo entender a percepção e o conhecimento dos alunos de administração da FEA-USP sobre o tema negócios sociais. Negócios Sociais são empreendimentos que alinham a lógica de mercado e a lógica social, ou seja, buscam a autossustentação pela venda de produtos e serviços juntamente com a geração de valor social. Considerou-se importante mapear até que ponto alunos de administração têm interesse nesse tipo de organização. Realizou-se um levantamento quantitativo com uma amostra de 515 alunos do curso de graduação em Administração de Empresas da FEA USP. Dentre os achados, destacaram-se: a maioria acredita que seu conhecimento é básico; tem alto interesse e acha importante; nunca participou de atividades extracurriculares; depende de recomendação de amigos e parentes para entender e fazer parte; não conhece o tema a fundo, mas faz muitas associações corretas de conceitos; e acredita que as maiores dificuldades dos empreendimentos sociais são autossustentação financeira e atração de investidores. A principal contribuição deste estudo está na observação que há uma lacuna no ensino de administração na formação de gestores para empreendimentos sociais.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Leme Jahchan, Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Bacharel em Administração pela FEA/USP.

Áreas de interesse em pesquisa: Gestão de pessoas e Negócios Sociais.

Graziella Maria Comini, Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Livre Docente em Gestão de Pessoas pela FEA USP.

Áreas de interesse em pesquisa: Gestão de Pessoas, Negócios Sociais, Inovação e Diversidade.

Edison Quirino D'Amario, Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Doutorando em Administração na área Gestão Humana e Social.

Áreas de interesse em pesquisa: Negócios Sociais, inovação e diversidade.

 

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

Jahchan, A. L., Comini, G. M., & D’Amario, E. Q. (2016). Negócios sociais: a percepção, a consciência e o grau de interesse pelo tema para os alunos de graduação em Administração. Administração: Ensino E Pesquisa, 17(3), 537–566. https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.454