Negócios sociais: a percepção, a consciência e o grau de interesse pelo tema para os alunos de graduação em Administração

Publicado
2016-09-01
Palavras-chave: Negócios sociais, Conhecimento, Alunos de graduação

    Autores

  • Amanda Leme Jahchan Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP
  • Graziella Maria Comini Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP
  • Edison Quirino D'Amario Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Resumo

Este estudo teve como objetivo entender a percepção e o conhecimento dos alunos de administração da FEA-USP sobre o tema negócios sociais. Negócios Sociais são empreendimentos que alinham a lógica de mercado e a lógica social, ou seja, buscam a autossustentação pela venda de produtos e serviços juntamente com a geração de valor social. Considerou-se importante mapear até que ponto alunos de administração têm interesse nesse tipo de organização. Realizou-se um levantamento quantitativo com uma amostra de 515 alunos do curso de graduação em Administração de Empresas da FEA USP. Dentre os achados, destacaram-se: a maioria acredita que seu conhecimento é básico; tem alto interesse e acha importante; nunca participou de atividades extracurriculares; depende de recomendação de amigos e parentes para entender e fazer parte; não conhece o tema a fundo, mas faz muitas associações corretas de conceitos; e acredita que as maiores dificuldades dos empreendimentos sociais são autossustentação financeira e atração de investidores. A principal contribuição deste estudo está na observação que há uma lacuna no ensino de administração na formação de gestores para empreendimentos sociais.  

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Como Citar
Jahchan, A. L., Comini, G. M., & D’Amario, E. Q. (2016). Negócios sociais: a percepção, a consciência e o grau de interesse pelo tema para os alunos de graduação em Administração. Administração: Ensino E Pesquisa, 17(3), 537-566. https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.454