Um olhar sob a perspectiva do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso de Bacharelado em Administração: um estudo de caso na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.456Palavras-chave:
Curso de Administração, Projeto Pedagógico de Curso, UFSCar, Bacharelado, Gestão AcadêmicaResumo
O presente estudo teve como objetivo investigar a percepção crítica sobre o PPC do Curso de Administração da UFSCar – campus Lagoa do Sino, sob a perspectiva dos atores mais diretamente envolvidos com esse instrumento. Assentado sobre os pressupostos do paradigma interpretativo, utilizou-se um modelo qualitativo de pesquisa, de caráter exploratório. Como instrumento de coleta de dados, serviu-se da análise documental, questionário e observação participante. Os principais resultados apontam que, de um modo geral, o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) traduz-se numa ferramenta de importância na gestão do curso. Contudo evidenciou-se necessidade de maior ênfase na divulgação desse instrumento no âmbito da comunidade acadêmica. Não obstante a isso, a funcionalidade e consolidação da metodologia proposta pelo PPC exigem de todos os atores envolvidos um esforço de gestão acadêmica com objetivos claros, pautados numa agenda funcional, construída e praticada a várias mãos. Em suma, a gestão acadêmica, vista sob essa ótica, carece de uma reformulação nos seus processos de execução, sobretudo no que diz respeito ao controle, no sentido de construir canais formais de aferição dos resultados do modelo implementado, consequentemente, gerando condições de retroalimentar o sistema e aprimorá-lo constantemente.
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