Internacionalização do ensino superior: um estudo sobre barreiras e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n1.458Palavras-chave:
Mobilidade acadêmica internacional, Internacionalização, Ensino SuperiorResumo
A importância da internacionalização do ensino superior é uma questão já estabelecida na sociedade globalizada. Tratados entre países, acordos econômicos internacionais e queda das barreiras culturais são algumas das expressões do forte impacto da educação como uma esfera da formação multicêntrica. No Brasil, várias instituições de ensino adotaram como alternativa de formação a internacionalização de seus estudantes. No entanto, conquanto a importância estabelecida e todos os esforços realizados com relação à internacionalização do ensino superior, o que se percebe, no dia a dia de muitas escolas, é o baixo grau de conhecimento efetivo dos discentes no tocante às possibilidades de mobilidade internacional. Frente a essa situação e buscando encontrar opções para a superação desse problema, propôs-se este estudo sobre a familiaridade dos alunos de graduação de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), do curso de Administração, quanto à temática da internacionalização do ensino superior. Os dados coletados apontam para a confirmação da hipótese inicial, qual seja, a de que há uma grande disseminação do tema da internacionalização do ensino superior, mas a compreensão de sua efetividade é muito mais complexa do que realmente se apresenta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.