Ética empresarial e a postura dos colaboradores na era digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n1.483

Palavras-chave:

Ética, Ética empresarial, Colaboradores, Era digital

Resumo

Este caso de ensino apresenta o histórico de uma indústria metalúrgica familiar no ramo de válvulas industriais, a formação de seu quadro societário e sua trajetória ao longo de 48 anos de atividade. A empresa é referida neste estudo sob o nome fictício de ACDC. O caso é verídico e a privacidade dos envolvidos foi preservada. Aborda-se o progresso de um colaborador da companhia, expondo-se sua evolução, de office-boy a gerente industrial da empresa, resultado do desenvolvimento de competências pessoais e do engajamento do sujeito para atingir os resultados empresariais de forma ética. O objetivo deste estudo foi trazer reflexões sobre os desafios que as empresas enfrentam para manter o comportamento ético dos colaboradores, especialmente, daqueles da área de vendas, aliado aos esforços para obter um alto desempenho de mercado e financeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara da Silva Teixeira Cucato, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP

Mestre em Administração pela UNINOVE.

Áreas de interesse em pesquisa: Marketing, ética e comportamento do consumidor.

André Torres Urdan, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP

Doutor em Administração pela FEA-USP.

Áreas de interesse em pesquisa: Marketing, ética e novos produtos.

Cláudia Terezinha Kniess, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP

Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSC.

Áreas de interesse em pesquisa: Inovação, Sustentabilidade e Gestão de Projetos.

Edmilson de Oliveira Lima, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP

Doutor em Administração pela HEC-Canadá.

Áreas de interesse em pesquisa: Gestão de pequenas organizações, empreendedorismo e gestão estratégica.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

Cucato, J. da S. T., Urdan, A. T., Kniess, C. T., & Lima, E. de O. (2017). Ética empresarial e a postura dos colaboradores na era digital. Administração: Ensino E Pesquisa, 18(1), 105–123. https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n1.483

Edição

Seção

Casos de Ensino