Ética empresarial e a postura dos colaboradores na era digital

Jussara da Silva Teixeira Cucato, André Torres Urdan, Cláudia Terezinha Kniess, Edmilson de Oliveira Lima

Resumo


Este caso de ensino apresenta o histórico de uma indústria metalúrgica familiar no ramo de válvulas industriais, a formação de seu quadro societário e sua trajetória ao longo de 48 anos de atividade. A empresa é referida neste estudo sob o nome fictício de ACDC. O caso é verídico e a privacidade dos envolvidos foi preservada. Aborda-se o progresso de um colaborador da companhia, expondo-se sua evolução, de office-boy a gerente industrial da empresa, resultado do desenvolvimento de competências pessoais e do engajamento do sujeito para atingir os resultados empresariais de forma ética. O objetivo deste estudo foi trazer reflexões sobre os desafios que as empresas enfrentam para manter o comportamento ético dos colaboradores, especialmente, daqueles da área de vendas, aliado aos esforços para obter um alto desempenho de mercado e financeiro.


Palavras-chave


Ética; Ética empresarial; Colaboradores; Era digital

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13058/raep.2017.v18n1.483

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2017 Jussara da Silva Teixeira Cucato, André Torres Urdan, Cláudia Terezinha Kniess, Edmilson de Oliveira Lima

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa. ISSN (Impresso): 2177-6083 | ISSN (Eletrônico): 2358-0917

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia