CAMINHOS DIFERENTES DA AMERICANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: A EAESP/FGV E A FEA/USP

Autores

  • Miriam Pires Eustachio de Medeiros Vale Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas, São Paulo/SP
  • Carlos Osmar Bertero Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo/SP
  • Rafael Alcadipani da Silveira Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas, São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n4.49

Palavras-chave:

Educação em Administração, Escolas Brasileiras de Administração, Influência do Management Americano, Contexto Brasileiro das décadas de 50 e 60, Historiografia da Educação em Administração

Resumo

O artigo apresenta as conclusões da pesquisa sobre a fundação e o desenvolvimento de duas importantes escolas de administração no Brasil, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (fea/usp) e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (eaesp/fgv). Ambas as instituições foram profundamente influenciadas pelas ideias do Management vindas dos Estados Unidos que se disseminaram depois do fim da Segunda Guerra Mundial. A maneira que a influência americana chegou às duas instituições foi diferente. A eaesp/fgv contou com uma missão composta por professores americanos que administraram academicamente a escola por pelo menos dez anos. O mesmo grupo de professores também teve sua influência sobre a usp, primeiramente na Escola Politécnica e depois no departamento de administração da fea. Entretanto, o produto final quando comparamos uma instituição de ensino com a outra foi diferente. Cada escola desenvolveu sua própria identidade e sua maneira de ensinar e pesquisar sobre administração. A pesquisa, nesse artigo, seguiu uma metodologia historiográfica e pode ser considerada uma contribuição à crescente literatura sobre a propagação mundial do Management americano. Além disso, apresentamos o contexto brasileiro das décadas de 50 e 60 que foram primordiais para que a influência americana se fizesse sentir e espalhar, inclusive no cenário educacional brasileiro.

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Biografia do Autor

Miriam Pires Eustachio de Medeiros Vale, Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas, São Paulo/SP

Doutoranda em Administração de Empresas – Estudos Organizacionais pela FGV/EAESP. Áreas de interesse em pesquisa: Institucionalismo, historiografia e neoinstitucionalismo

Carlos Osmar Bertero, Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo/SP

Doutor em Administração de Empreas pela Cornell University. Áreas de interesse em pesquisa: História da educação em Administração no Brasil e Epistemologia ligada aos Estudos Organizacionais

Rafael Alcadipani da Silveira, Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas, São Paulo/SP

Pós-Doutor em Estudos Organizacionais pela University of Gothenburg. Áreas de interesse em pesquisa: Etnografia e Perspectivas Pós-estruturalistas em Estudos Organizacionais

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

Vale, M. P. E. de M., Bertero, C. O., & Silveira, R. A. da. (2013). CAMINHOS DIFERENTES DA AMERICANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: A EAESP/FGV E A FEA/USP. Administração: Ensino E Pesquisa, 14(4), 837–872. https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n4.49

Edição

Seção

Artigos