CAMINHOS DIFERENTES DA AMERICANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: A EAESP/FGV E A FEA/USP

Miriam Pires Eustachio de Medeiros Vale, Carlos Osmar Bertero, Rafael Alcadipani da Silveira

Resumo


O artigo apresenta as conclusões da pesquisa sobre a fundação e o desenvolvimento de duas importantes escolas de administração no Brasil, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (fea/usp) e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (eaesp/fgv). Ambas as instituições foram profundamente influenciadas pelas ideias do Management vindas dos Estados Unidos que se disseminaram depois do fim da Segunda Guerra Mundial. A maneira que a influência americana chegou às duas instituições foi diferente. A eaesp/fgv contou com uma missão composta por professores americanos que administraram academicamente a escola por pelo menos dez anos. O mesmo grupo de professores também teve sua influência sobre a usp, primeiramente na Escola Politécnica e depois no departamento de administração da fea. Entretanto, o produto final quando comparamos uma instituição de ensino com a outra foi diferente. Cada escola desenvolveu sua própria identidade e sua maneira de ensinar e pesquisar sobre administração. A pesquisa, nesse artigo, seguiu uma metodologia historiográfica e pode ser considerada uma contribuição à crescente literatura sobre a propagação mundial do Management americano. Além disso, apresentamos o contexto brasileiro das décadas de 50 e 60 que foram primordiais para que a influência americana se fizesse sentir e espalhar, inclusive no cenário educacional brasileiro.


Palavras-chave


Educação em Administração; Escolas Brasileiras de Administração; Influência do Management Americano; Contexto Brasileiro das décadas de 50 e 60; Historiografia da Educação em Administração

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n4.49

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2013 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia