CAMINHOS DIFERENTES DA AMERICANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: A EAESP/FGV E A FEA/USP
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n4.49Palavras-chave:
Educação em Administração, Escolas Brasileiras de Administração, Influência do Management Americano, Contexto Brasileiro das décadas de 50 e 60, Historiografia da Educação em AdministraçãoResumo
O artigo apresenta as conclusões da pesquisa sobre a fundação e o desenvolvimento de duas importantes escolas de administração no Brasil, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (fea/usp) e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (eaesp/fgv). Ambas as instituições foram profundamente influenciadas pelas ideias do Management vindas dos Estados Unidos que se disseminaram depois do fim da Segunda Guerra Mundial. A maneira que a influência americana chegou às duas instituições foi diferente. A eaesp/fgv contou com uma missão composta por professores americanos que administraram academicamente a escola por pelo menos dez anos. O mesmo grupo de professores também teve sua influência sobre a usp, primeiramente na Escola Politécnica e depois no departamento de administração da fea. Entretanto, o produto final quando comparamos uma instituição de ensino com a outra foi diferente. Cada escola desenvolveu sua própria identidade e sua maneira de ensinar e pesquisar sobre administração. A pesquisa, nesse artigo, seguiu uma metodologia historiográfica e pode ser considerada uma contribuição à crescente literatura sobre a propagação mundial do Management americano. Além disso, apresentamos o contexto brasileiro das décadas de 50 e 60 que foram primordiais para que a influência americana se fizesse sentir e espalhar, inclusive no cenário educacional brasileiro.
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