JOGOS DE EMPRESAS E MÉTODO DO CASO: CONTRIBUIÇÕES AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Sheila Serafim da Silva Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda/RJ
  • Murilo Alvarenga Oliveira Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda/RJ
  • Gustavo da Silva Motta Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda/RJ

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n4.52

Palavras-chave:

jogos de empresas, método do caso, aprendizagem em administração

Resumo

Este estudo analisou a aplicação conjunta das técnicas jogos de empresas e método do caso em comparação à aplicação exclusiva de jogos de empresas. São apresentados no estudo os fundamentos dos jogos de empresas, aprendizagem vivencial e método do caso no campo da Problem-Based Learning (pbl) que se desloca das abordagens convencionais de ensino, centrada no papel do professor, para uma abordagem centrada no aluno. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa de natureza aplicada, realizada por meio de um experimento controlado com duas turmas de um curso de administração numa Universidade Pública. O grupo de teste recebeu as orientações das regras do simulador dinamizadas pelos fundamentos do método do caso ao contrário do grupo de controle que recebeu as instruções de forma expositiva. Os dados foram coletados com a aplicação de dois testes de conteúdo e com os resultados do jogo de empresas. A análise ocorreu de forma quantitativa com tratamento estatístico usando teste de hipótese. Os resultados preliminares da pesquisa mostraram que não houve diferenças significativas na assimilação do conhecimento de ambas as turmas. Entre as contribuições do estudo destacam-se as reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem em administração por meio de experimentos controlados.

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Biografia do Autor

Sheila Serafim da Silva, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda/RJ

Graduação em Administração pela Universidade Federal Fluminense. Áreas de interesse em pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Administração; Jogos de empresas e Simuladores Organizacionais

Murilo Alvarenga Oliveira, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda/RJ

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Áreas de interesse em pesquisa: Apoio a Decisão e Avaliação de Desempenho Organizacional; Jogos de Empresas, Simuladores Organizacionais e Metodologia Vivencial; Estratégia, Tecnologia e Inovação

Gustavo da Silva Motta, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda/RJ

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Áreas de interesse em pesquisa: Jogos de Empresas; Ciência, Tecnologia e Inovação

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

Silva, S. S. da, Oliveira, M. A., & Motta, G. da S. (2013). JOGOS DE EMPRESAS E MÉTODO DO CASO: CONTRIBUIÇÕES AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 14(4), 677–705. https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n4.52

Edição

Seção

Artigos