JOGOS DE EMPRESAS E MÉTODO DO CASO: CONTRIBUIÇÕES AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n4.52Palavras-chave:
jogos de empresas, método do caso, aprendizagem em administraçãoResumo
Este estudo analisou a aplicação conjunta das técnicas jogos de empresas e método do caso em comparação à aplicação exclusiva de jogos de empresas. São apresentados no estudo os fundamentos dos jogos de empresas, aprendizagem vivencial e método do caso no campo da Problem-Based Learning (pbl) que se desloca das abordagens convencionais de ensino, centrada no papel do professor, para uma abordagem centrada no aluno. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa de natureza aplicada, realizada por meio de um experimento controlado com duas turmas de um curso de administração numa Universidade Pública. O grupo de teste recebeu as orientações das regras do simulador dinamizadas pelos fundamentos do método do caso ao contrário do grupo de controle que recebeu as instruções de forma expositiva. Os dados foram coletados com a aplicação de dois testes de conteúdo e com os resultados do jogo de empresas. A análise ocorreu de forma quantitativa com tratamento estatístico usando teste de hipótese. Os resultados preliminares da pesquisa mostraram que não houve diferenças significativas na assimilação do conhecimento de ambas as turmas. Entre as contribuições do estudo destacam-se as reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem em administração por meio de experimentos controlados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.