O ENSINO DOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS NAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Claudiani Waiandt Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA
  • Tânia Fischer Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n4.53

Palavras-chave:

Estudos Organizacionais, administração, ensino, pós-graduação, história.

Resumo

O ensino de Estudos Organizacionais (EO) na Administração constrói-se a partir de mudanças econômicas, políticas, e socioculturais que determinam ideologias e olhares diferenciados que conformam o campo. O professor possui autonomia para organizar, desenvolver e avaliar esse ensino, todavia esta autonomia é relativa aos conhecimentos, aos hábitos, às habilidades e aos valores vivenciados na prática pedagógica, que sobremaneira são influenciados pelas contingências institucionais. Portanto, o currículo é inequivocadamente uma construção social. Buscando construir essa realidade, propôs-se a análise de como se ensina o campo dos EO nos cursos de mestrado e doutorado em nove Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória por meio de análise documental dos currículos e planos de ensino de dezessete professores de pós-graduação, bem como entrevistas semiestruturadas. Como resultado, verificou-se que o ensino dos EO não é determinado isoladamente por docentes, mas construído com os seus pares; que se constitui em eixo estruturante dos mestrados; que o conhecimento está reunido em basicamente três formas de organização (histórico, por tópicos ou diálogos), que a diversidade de autores referenciados reflete a pluralidade da formação acadêmica e interdisciplinar do corpo docente.

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Biografia do Autor

Claudiani Waiandt, Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA

Doutora em Administração pela UFBA. Áreas de interesse em pesquisa: Estudos Organizacionais, Ensino, História da Administração e Gestão Social

Tânia Fischer, Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA

Doutora em Administração pela USP. Áreas de interesse em pesquisa: Poderes Locais e Gestão Social do Desenvolvimento Territorial, Organizações e Interorganizações, Gestão e Educação para a Gestão Social.

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

Waiandt, C., & Fischer, T. (2013). O ENSINO DOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS NAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DE ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 14(4), 785–836. https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n4.53

Edição

Seção

Artigos