O ENSINO DOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS NAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DE ADMINISTRAÇÃO

Publicado
2013-12-31
Palavras-chave: Estudos Organizacionais, administração, ensino, pós-graduação, história.

    Autores

  • Claudiani Waiandt Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA
  • Tânia Fischer Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA

Resumo

O ensino de Estudos Organizacionais (EO) na Administração constrói-se a partir de mudanças econômicas, políticas, e socioculturais que determinam ideologias e olhares diferenciados que conformam o campo. O professor possui autonomia para organizar, desenvolver e avaliar esse ensino, todavia esta autonomia é relativa aos conhecimentos, aos hábitos, às habilidades e aos valores vivenciados na prática pedagógica, que sobremaneira são influenciados pelas contingências institucionais. Portanto, o currículo é inequivocadamente uma construção social. Buscando construir essa realidade, propôs-se a análise de como se ensina o campo dos EO nos cursos de mestrado e doutorado em nove Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória por meio de análise documental dos currículos e planos de ensino de dezessete professores de pós-graduação, bem como entrevistas semiestruturadas. Como resultado, verificou-se que o ensino dos EO não é determinado isoladamente por docentes, mas construído com os seus pares; que se constitui em eixo estruturante dos mestrados; que o conhecimento está reunido em basicamente três formas de organização (histórico, por tópicos ou diálogos), que a diversidade de autores referenciados reflete a pluralidade da formação acadêmica e interdisciplinar do corpo docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Waiandt, C., & Fischer, T. (2013). O ENSINO DOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS NAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DE ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 14(4), 785-836. https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n4.53