ANÁLISE QUALITATIVA DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS EM ETNOGRAFIAS EM ADMINISTRAÇÃO E ESTUDOS ORGANIZACIONAIS

Autores

  • Chen Yen-Tsang Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, São Paulo/SP
  • Ronaldo Gomes Dultra-de-Lima Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo e Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP
  • Karina Pretto Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n2.64

Palavras-chave:

qualitative research, ethnography, bibliometric analysis, co-citation, citation analysis

Resumo

A proposta deste artigo é investigar a evolução intelectual da etnografia nas áreas de administração e estudos organizacionais no período de 1995 a 2011, por meio da análise bibliométrica de citação e cocitação em publicações internacionais e, a partir de 2000, em publicações nacionais. Em relação às publicações nacionais, à medida que não é possível empregar a mesma técnica de citação e cocitação, optou-se por uma análise mais contextual do estágio em que se encontra a etnografia no Brasil. A metodologia empregada na condução desta pesquisa foi uma análise documental do estágio da etnografia em publicações internacionais e nacionais. Observou-se que, em estudos internacionais, os trabalhos etnográficos de Geertz (1973), Van Maanen (1988) e Clifford e Marcus (1986) tiveram contribuições importantes e, portanto, influenciaram sobremaneira as pesquisas posteriores. Essas pesquisas mostraram que esses autores tiveram maior proximidade e formaram o principal grupo em relação ao tema central. Também não foram observadas grandes alterações em relação ao cluster central, no período analisado, em periódicos internacionais. No âmbito nacional, pode-se afirmar que os estudos etnográficos ainda apresentam baixa popularidade entre os acadêmicos da área de administração, possivelmente, devido ao próprio método de pesquisa que requer longos períodos de tempo desde a coleta de dados, análise e até a publicação final.
Palavras-chaves: 

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Biografia do Autor

Chen Yen-Tsang, Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, São Paulo/SP

Doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas/ EAESP. Áreas de interesse em pesquisa: Gestão de operações, Estratégia Empresarial, Competitividade, Relacionamento Comprador/Fornecedor, Capital Social e Guanxi.

Ronaldo Gomes Dultra-de-Lima, Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo e Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP

Doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas/ EAESP.  Áreas de interesse em pesquisa: Gestão de Operações e Competitividade, Gestão de Projetos e Controle Gerencial

Karina Pretto, Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, São Paulo/SP

Doutoranda em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas/ EAESP. Áreas de interesse em pesquisa: Gestão de Operações e Competitividade, Estratégia Empresarial e Análise Quantitativa

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Publicado

2013-06-30

Como Citar

Yen-Tsang, C., Dultra-de-Lima, R. G., & Pretto, K. (2013). ANÁLISE QUALITATIVA DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS EM ETNOGRAFIAS EM ADMINISTRAÇÃO E ESTUDOS ORGANIZACIONAIS. Administração: Ensino E Pesquisa, 14(2), 211–247. https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n2.64

Edição

Seção

Artigos