ANÁLISE QUALITATIVA DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS EM ETNOGRAFIAS EM ADMINISTRAÇÃO E ESTUDOS ORGANIZACIONAIS

Chen Yen-Tsang, Ronaldo Gomes Dultra-de-Lima, Karina Pretto

Resumo


A proposta deste artigo é investigar a evolução intelectual da etnografia nas áreas de administração e estudos organizacionais no período de 1995 a 2011, por meio da análise bibliométrica de citação e cocitação em publicações internacionais e, a partir de 2000, em publicações nacionais. Em relação às publicações nacionais, à medida que não é possível empregar a mesma técnica de citação e cocitação, optou-se por uma análise mais contextual do estágio em que se encontra a etnografia no Brasil. A metodologia empregada na condução desta pesquisa foi uma análise documental do estágio da etnografia em publicações internacionais e nacionais. Observou-se que, em estudos internacionais, os trabalhos etnográficos de Geertz (1973), Van Maanen (1988) e Clifford e Marcus (1986) tiveram contribuições importantes e, portanto, influenciaram sobremaneira as pesquisas posteriores. Essas pesquisas mostraram que esses autores tiveram maior proximidade e formaram o principal grupo em relação ao tema central. Também não foram observadas grandes alterações em relação ao cluster central, no período analisado, em periódicos internacionais. No âmbito nacional, pode-se afirmar que os estudos etnográficos ainda apresentam baixa popularidade entre os acadêmicos da área de administração, possivelmente, devido ao próprio método de pesquisa que requer longos períodos de tempo desde a coleta de dados, análise e até a publicação final.
Palavras-chaves: 


Palavras-chave


qualitative research; ethnography; bibliometric analysis; co-citation; citation analysis

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n2.64

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2013 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia