ANÁLISE QUALITATIVA DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS EM ETNOGRAFIAS EM ADMINISTRAÇÃO E ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n2.64Palavras-chave:
qualitative research, ethnography, bibliometric analysis, co-citation, citation analysisResumo
A proposta deste artigo é investigar a evolução intelectual da etnografia nas áreas de administração e estudos organizacionais no período de 1995 a 2011, por meio da análise bibliométrica de citação e cocitação em publicações internacionais e, a partir de 2000, em publicações nacionais. Em relação às publicações nacionais, à medida que não é possível empregar a mesma técnica de citação e cocitação, optou-se por uma análise mais contextual do estágio em que se encontra a etnografia no Brasil. A metodologia empregada na condução desta pesquisa foi uma análise documental do estágio da etnografia em publicações internacionais e nacionais. Observou-se que, em estudos internacionais, os trabalhos etnográficos de Geertz (1973), Van Maanen (1988) e Clifford e Marcus (1986) tiveram contribuições importantes e, portanto, influenciaram sobremaneira as pesquisas posteriores. Essas pesquisas mostraram que esses autores tiveram maior proximidade e formaram o principal grupo em relação ao tema central. Também não foram observadas grandes alterações em relação ao cluster central, no período analisado, em periódicos internacionais. No âmbito nacional, pode-se afirmar que os estudos etnográficos ainda apresentam baixa popularidade entre os acadêmicos da área de administração, possivelmente, devido ao próprio método de pesquisa que requer longos períodos de tempo desde a coleta de dados, análise e até a publicação final.
Palavras-chaves:
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.