MESTRADOS PROFISSIONAIS: CARACTERÍSTICAS, ESPECIFICIDADES, DIFERENÇAS E RELATOS DE SUCESSO

Autores

  • Roberto Brazileiro Paixão Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA
  • Adriano Leal Bruni Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n2.66

Palavras-chave:

mestrados profissionais, características, programas

Resumo

O surgimento dos mestrados profissionais (MPs) corresponde a uma busca pela aproximação da produção acadêmica às práticas laborais, ou seja, um olhar voltado para as necessidades do mercado de trabalho. Nesse sentido, este artigo objetiva apresentar as características distintas dos MPs, diferenciando-o das demais modalidades de cursos da pós-graduação brasileira, ao mesmo tempo em que busca evidências na literatura de casos de sucesso, na tentativa de aproximar a academia do ambiente profissional. Para tanto, é construída uma linha discursiva que perpassa a evolução da legislação, as características específicas, a tensão existente entre as modalidades acadêmica e profissional, as semelhanças e diferenças com os cursos lato sensu e relatos de casos de sucesso. Conclui-se o artigo ressaltando a necessidade de maior aprendizado sobre esta modalidade de curso, de forma a entender suas especificidades e relações com os demais programas de formação, notadamente os cursos de pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Brazileiro Paixão, Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA

Doutor em Administração pela UFBA Areas de interesse em pesquisa: Avaliação educacional, avaliação institucional e gestão de IES.

Adriano Leal Bruni, Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA

Doutor em Administração pela USP. Áreas de interesse em pesquisa: Ensino de Contabilidade e Administração e Finanças

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

Paixão, R. B., & Bruni, A. L. (2013). MESTRADOS PROFISSIONAIS: CARACTERÍSTICAS, ESPECIFICIDADES, DIFERENÇAS E RELATOS DE SUCESSO. Administração: Ensino E Pesquisa, 14(2), 279–310. https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n2.66

Edição

Seção

Artigos