ESTILOS DE APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E AQUISIÇÃO DE HABILIDADES: UM ESTUDO COM DISCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n1.75Palavras-chave:
aprendizagem experiencial, action learning, estilos de aprendizagem, habilidadesResumo
O objetivo deste artigo foi identificar os estilos de aprendizagem experiencial e sua relação com a percepção das habilidades adquiridas pelos alunos após a aplicação de um caso para ensino. Para tanto, foi aplicada uma pesquisa de natureza quantitativa, do tipo survey, com alunos do Curso de Administração de duas Universidades, uma pública e outra comunitária. Para alcançar o objetivo proposto na pesquisa, foram utilizados dois instrumentos para a coleta dos dados: o Learning Style Inventory (lsi), de Kolb (1984), e o Skills Acquisition Questionnaire, de Miles, Biggs e Schubert (1986). A análise dos dados utilizou técnicas estatísticas uni e multivariadas. Os resultados do estudo indicaram a heterogeneidade dos estilos de aprendizagem, com predomínio dos estilos Assimilador e Convergente. A análise fatorial exploratória subsidiou a proposição de cinco grupos de habilidades – planejamento e ação gerencial integrada, comportamento gerencial, comunicação interpessoal e confiança na resolução de problemas. O estudo revelou que a utilização de um caso para ensino pode contribuir no desenvolvimento das habilidades, mas também que a natureza da habilidade a ser desenvolvida pode vir a ser influenciada pelos estilos de aprendizagem. Entretanto, essa relação precisa ser mais bem compreendida em futuros estudos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.