ESTILOS DE APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E AQUISIÇÃO DE HABILIDADES: UM ESTUDO COM DISCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Ana Lúcia Baggio Sonaglio Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu/SC
  • Christiane Kleinübing Godoi Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu/SC
  • Anielson Barbosa da Silva Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa /PB

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n1.75

Palavras-chave:

aprendizagem experiencial, action learning, estilos de aprendizagem, habilidades

Resumo

O objetivo deste artigo foi identificar os estilos de aprendizagem experiencial e sua relação com a percepção das habilidades adquiridas pelos alunos após a aplicação de um caso para ensino. Para tanto, foi aplicada uma pesquisa de natureza quantitativa, do tipo survey, com alunos do Curso de Administração de duas Universidades, uma pública e outra comunitária. Para alcançar o objetivo proposto na pesquisa, foram utilizados dois instrumentos para a coleta dos dados: o Learning Style Inventory (lsi), de Kolb (1984), e o Skills Acquisition Questionnaire, de Miles, Biggs e Schubert (1986). A análise dos dados utilizou técnicas estatísticas uni e multivariadas. Os resultados do estudo indicaram a heterogeneidade dos estilos de aprendizagem, com predomínio dos estilos Assimilador e Convergente. A análise fatorial exploratória subsidiou a proposição de cinco grupos de habilidades – planejamento e ação gerencial integrada, comportamento gerencial, comunicação interpessoal e confiança na resolução de problemas. O estudo revelou que a utilização de um caso para ensino pode contribuir no desenvolvimento das habilidades, mas também que a natureza da habilidade a ser desenvolvida pode vir a ser influenciada pelos estilos de aprendizagem. Entretanto, essa relação precisa ser mais bem compreendida em futuros estudos.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Baggio Sonaglio, Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu/SC

Mestre em Administração pela UNIVALI .  Áreas de interesse em pesquisa: Aprendizagem, Administração de recursos humanos, Gestão por Competências e Comportamento Organizacional

Christiane Kleinübing Godoi, Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu/SC

Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Metodologias discursivas aplicadas aos estudos organizacionais, Metodologias audiovisuais aplicadas ao campo organizacional e Estudos sobre gênero no campo organizacional e social

Anielson Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa /PB

Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Áreas de interesse em pesquisa: Aprendizagem Gerencial e Organizacional, Gestão por Competências, Comportamento Organizacional e Gestão Pública

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Publicado

2013-03-31

Como Citar

Sonaglio, A. L. B., Godoi, C. K., & Silva, A. B. da. (2013). ESTILOS DE APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E AQUISIÇÃO DE HABILIDADES: UM ESTUDO COM DISCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Administração: Ensino E Pesquisa, 14(1), 123–159. https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n1.75

Edição

Seção

Artigos