PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA PROPOSTA DE TAXONOMIA BASEADA NA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Wagner Junior-Ladeira Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo/RS.
  • Fernando de Oliveira Santini Faculdade Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul – SENAC/RS, Porto Alegre/RS.
  • Clecio Falcão Araujo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS.

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n4.80

Palavras-chave:

práticas sustentáveis, consciência ambiental, Instituição de ensino superior.

Resumo

As práticas ambientais vêm se tornando estratégias consolidadas em diversas Instituições de Ensino Superior (ies). No entanto, não se tem, ainda, na literatura administrativa, uma noção clara de quanto essas práticas influenciam os estudantes de administração a serem mais conscientes no que tange à sustentabilidade. Dentrodeste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma são percebidas pelos alunos do curso de administração as práticas de sustentabilidade desenvolvidas pelas ies. Para isto, estudou-se o comportamento de 755 alunos de quatro ies que tinham como característica comum a existência de práticas sustentáveis e a sua comprovação em um período mínimo de cinco anos. Ao término da análise, foi criada uma taxonomia, que traz como contribuição uma classificação empírica, que relaciona diretamente a consciência ambiental dos alunos e o conhecimento das práticas sustentáveis da ies. Esta taxonomia, além de gerar três clusters (ausência da percepção das práticas sustentáveis, práticas sustentáveis se resumem em ações mercadológicas, criação e disseminação de práticas sustentáveis como foco) com comportamentos diferentes, auxiliou a entender como são percebidas pelos alunos do curso de administração as práticas de sustentabilidades desenvolvidas pelas ies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Junior-Ladeira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo/RS.

Doutor em Administração pela UFRGS
Áreas de interesse em pesquisa: Pesquisa Quantitativa, Gestão Estratégica, Marketing, Comportamento do Consumidor e Gestão da Tecnologia e Produção.

Fernando de Oliveira Santini, Faculdade Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul – SENAC/RS, Porto Alegre/RS.

Doutorando em Marketing pela PUC/RS
Áreas de interesse em pesquisa: Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Mercado, Gestão e Estratégia.

Clecio Falcão Araujo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS.

Mestrando em Marketing pela PUC/RS,
Áreas de interesse em pesquisa: Internacionalização, Inovação em Marketing, Pesquisa
Quantitativa, Validação de Instrumento e Pesquisa em Marketing

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Junior-Ladeira, W., Santini, F. de O., & Araujo, C. F. (2012). PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA PROPOSTA DE TAXONOMIA BASEADA NA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 13(4), 735–761. https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n4.80

Edição

Seção

Artigos