PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA PROPOSTA DE TAXONOMIA BASEADA NA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n4.80Palavras-chave:
práticas sustentáveis, consciência ambiental, Instituição de ensino superior.Resumo
As práticas ambientais vêm se tornando estratégias consolidadas em diversas Instituições de Ensino Superior (ies). No entanto, não se tem, ainda, na literatura administrativa, uma noção clara de quanto essas práticas influenciam os estudantes de administração a serem mais conscientes no que tange à sustentabilidade. Dentrodeste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma são percebidas pelos alunos do curso de administração as práticas de sustentabilidade desenvolvidas pelas ies. Para isto, estudou-se o comportamento de 755 alunos de quatro ies que tinham como característica comum a existência de práticas sustentáveis e a sua comprovação em um período mínimo de cinco anos. Ao término da análise, foi criada uma taxonomia, que traz como contribuição uma classificação empírica, que relaciona diretamente a consciência ambiental dos alunos e o conhecimento das práticas sustentáveis da ies. Esta taxonomia, além de gerar três clusters (ausência da percepção das práticas sustentáveis, práticas sustentáveis se resumem em ações mercadológicas, criação e disseminação de práticas sustentáveis como foco) com comportamentos diferentes, auxiliou a entender como são percebidas pelos alunos do curso de administração as práticas de sustentabilidades desenvolvidas pelas ies.
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