O ENSINO DE SUSTENTABILIDADE E ÉTICA NOS NEGÓCIOS COM A TAXONOMIA DE BLOOM

Roberto Patrus, Helena Belintani Shigaki, Danusa Dias Reis Coutinho, Christiane Villela, Georgiana Luna Batinga

Resumo


O presente estudo compartilha a experiência de planejamento, execução e avaliação de uma disciplina de sustentabilidade e ética nos negócios realizada com base na Taxonomia de Bloom. Foram sujeitos da pesquisa alunos de um curso de pós-graduação in company, divididos em duas turmas de 18 e 19 alunos. A análise de dados foi quantitativa em um primeiro momento e qualitativa no segundo, envolvendo a análise de todas as questões que compuseram a avaliação dos alunos. Este estudo oferece uma alternativa de avaliação da aprendizagem coerente com o planejamento dos objetivos propostos para o curso. Concluiu-se que a Taxonomia de Bloom é uma ferramenta que se mostrou adequada para verificação da aprendizagem pretendida na área de sustentabilidade e ética nos negócios e viável para permitir uma devolutiva aos alunos em cada etapa do processo educativo, além de ser prática e útil, contribuindo para planejamento, organização e controle dos objetivos educacionais.


Palavras-chave


aprendizagem; ética nos negócios; avaliação; sustentabilidade; Taxonomia de Bloom.

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DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n4.83

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