O ENSINO DE SUSTENTABILIDADE E ÉTICA NOS NEGÓCIOS COM A TAXONOMIA DE BLOOM

Publicado
2012-12-31
Palavras-chave: aprendizagem, ética nos negócios, avaliação, sustentabilidade, Taxonomia de Bloom.

    Autores

  • Roberto Patrus Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / PPGA, Belo Horizonte/MG
  • Helena Belintani Shigaki Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / PPGA, Belo Horizonte/MG
  • Danusa Dias Reis Coutinho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / PPGA, Belo Horizonte/MG
  • Christiane Villela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / PPGA, Belo Horizonte/MG
  • Georgiana Luna Batinga Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / PPGA, Belo Horizonte/MG

Resumo

O presente estudo compartilha a experiência de planejamento, execução e avaliação de uma disciplina de sustentabilidade e ética nos negócios realizada com base na Taxonomia de Bloom. Foram sujeitos da pesquisa alunos de um curso de pós-graduação in company, divididos em duas turmas de 18 e 19 alunos. A análise de dados foi quantitativa em um primeiro momento e qualitativa no segundo, envolvendo a análise de todas as questões que compuseram a avaliação dos alunos. Este estudo oferece uma alternativa de avaliação da aprendizagem coerente com o planejamento dos objetivos propostos para o curso. Concluiu-se que a Taxonomia de Bloom é uma ferramenta que se mostrou adequada para verificação da aprendizagem pretendida na área de sustentabilidade e ética nos negócios e viável para permitir uma devolutiva aos alunos em cada etapa do processo educativo, além de ser prática e útil, contribuindo para planejamento, organização e controle dos objetivos educacionais.

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Como Citar
Patrus, R., Shigaki, H. B., Coutinho, D. D. R., Villela, C., & Batinga, G. L. (2012). O ENSINO DE SUSTENTABILIDADE E ÉTICA NOS NEGÓCIOS COM A TAXONOMIA DE BLOOM. Administração: Ensino E Pesquisa, 13(4), 763-803. https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n4.83