DESCOBRIR O VALOR EM APRENDER SOBRE SUSTENTABILIDADE: UM CASO DE ENSINO NO PROGRAMA STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n4.84Palavras-chave:
ensino de administração, stricto sensu, sustentabilidadeResumo
No nível de pós-graduação stricto sensu os estudantes precisam ser estimulados a interpretar teorias e a exercitar seus posicionamentos diante de discussões científicas e empíricas. Nesse sentido, desenvolveu-se este caso de ensino, cujo objetivo é apresentar uma experiência de ensino voltada à dimensão ambiental, na disciplina “Governança e Sustentabilidade”, oferecida por um programa de pós-graduação stricto sensu em Administração. No decorrer desta experiência, os sujeitos partícipes do estudo foram cinquenta e nove (59) estudantes que,
nos três últimos anos, cursaram a disciplina suprarreferida. A prática pedagógica utilizada na disciplina em questão foi denominada de participativa, pois reúne o rigor acadêmico, controlado pelo professor, com as demandas e a criatividade dos estudantes, unidas num processo de construção pedagógica coletiva, à luz dos postulados de Freire. No início das atividades da disciplina, verificou-se que os alunos possuíam um baixo nível de compreensão sobre o ambiente natural e suas singularidades. Todavia, com base nos diálogos, debates e visitas técnicas realizadas no decorrer do semestre, observa-se significativa mudança na compreensão e comportamento dos acadêmicos em relação à temática ambiental e à sustentabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.