DESCOBRIR O VALOR EM APRENDER SOBRE SUSTENTABILIDADE: UM CASO DE ENSINO NO PROGRAMA STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO

Marialva Tomio Dreher, Lúcia Sevegnani

Resumo


No nível de pós-graduação stricto sensu os estudantes precisam ser estimulados a interpretar teorias e a exercitar seus posicionamentos diante de discussões científicas e empíricas. Nesse sentido, desenvolveu-se este caso de ensino, cujo objetivo é apresentar uma experiência de ensino voltada à dimensão ambiental, na disciplina “Governança e Sustentabilidade”, oferecida por um programa de pós-graduação stricto sensu em Administração. No decorrer desta experiência, os sujeitos partícipes do estudo foram cinquenta e nove (59) estudantes que,
nos três últimos anos, cursaram a disciplina suprarreferida. A prática pedagógica utilizada na disciplina em questão foi denominada de participativa, pois reúne o rigor acadêmico, controlado pelo professor, com as demandas e a criatividade dos estudantes, unidas num processo de construção pedagógica coletiva, à luz dos postulados de Freire. No início das atividades da disciplina, verificou-se que os alunos possuíam um baixo nível de compreensão sobre o ambiente natural e suas singularidades. Todavia, com base nos diálogos, debates e visitas técnicas realizadas no decorrer do semestre, observa-se significativa mudança na compreensão e comportamento dos acadêmicos em relação à temática ambiental e à sustentabilidade.


Palavras-chave


ensino de administração; stricto sensu; sustentabilidade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n4.84

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2012 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia