DESCOBRIR O VALOR EM APRENDER SOBRE SUSTENTABILIDADE: UM CASO DE ENSINO NO PROGRAMA STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO

Publicado
2012-12-31
Palavras-chave: ensino de administração, stricto sensu, sustentabilidade

    Autores

  • Marialva Tomio Dreher Universidade Regional de Blumenau, Blumenau/SC
  • Lúcia Sevegnani Universidade Regional de Blumenau, Blumenau/SC

Resumo

No nível de pós-graduação stricto sensu os estudantes precisam ser estimulados a interpretar teorias e a exercitar seus posicionamentos diante de discussões científicas e empíricas. Nesse sentido, desenvolveu-se este caso de ensino, cujo objetivo é apresentar uma experiência de ensino voltada à dimensão ambiental, na disciplina “Governança e Sustentabilidade”, oferecida por um programa de pós-graduação stricto sensu em Administração. No decorrer desta experiência, os sujeitos partícipes do estudo foram cinquenta e nove (59) estudantes que,
nos três últimos anos, cursaram a disciplina suprarreferida. A prática pedagógica utilizada na disciplina em questão foi denominada de participativa, pois reúne o rigor acadêmico, controlado pelo professor, com as demandas e a criatividade dos estudantes, unidas num processo de construção pedagógica coletiva, à luz dos postulados de Freire. No início das atividades da disciplina, verificou-se que os alunos possuíam um baixo nível de compreensão sobre o ambiente natural e suas singularidades. Todavia, com base nos diálogos, debates e visitas técnicas realizadas no decorrer do semestre, observa-se significativa mudança na compreensão e comportamento dos acadêmicos em relação à temática ambiental e à sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Dreher, M. T., & Sevegnani, L. (2012). DESCOBRIR O VALOR EM APRENDER SOBRE SUSTENTABILIDADE: UM CASO DE ENSINO NO PROGRAMA STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 13(4), 805-823. https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n4.84