INTERPRETANDO TEXTOS ORGANIZACIONAIS: UM ENFOQUE METODOLÓGICO PARA A APLICAÇÃO DE UMA HERMENÊUTICA FENOMENOLÓGICA DE TEXTOS DE ESTRATÉGIA

Autores

  • Nobuiuki Costa Ito Universidade de São Paulo, São Paulo/SP
  • Fernando Antonio Prado Gimenez Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n2.91

Palavras-chave:

hermenêutica, fenomenologia, método

Resumo

O campo dos Estudos Organizacionais é fragmentado, dicotômico e plural. Essas características formam campos de estudos com diferentes teorias e escolas de pensamento, que têm um mesmo objeto, mas que utilizam pressupostos, muitas vezes, antagônicos e mutuamente excludentes. O objetivo do artigo é propor um framework hermenêutico, que utiliza uma abordagem fenomenológica, a ser aplicado na interpretação de textos organizacionais de um mesmo campo independentemente de pressupostos conflitantes, utilizando a aplicação na Estratégia como um exemplo. Hermenêutico porque lida somente com a interpretação de textos; e fenomenológico porque oferece caminhos para uma interpretação subjetiva do pesquisador. A interpretação dos textos sob o novo olhar proposto distingue-se do método fenomenológico dos Estudos Organizacionais por ter as teorias como objeto de análise e não a realidade empírica. Essa interpretação é intuitiva e recebe influência das crenças do pesquisador e, por isso, deve ser fruto do emprego rigoroso de um método: (1) seleção das obras; (2) leitura e geração de protocolos; (3) redução fenomenológica, transformando os protocolos em temas; e (4) análise estrutural do fenômeno. Para ilustrar os passos é apresentada uma análise de textos de Porter e da Teoria Baseada em Recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nobuiuki Costa Ito, Universidade de São Paulo, São Paulo/SP

Doutorando em Administração pela FEA/USP. Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia, Direito, Economia e Organizações

Fernando Antonio Prado Gimenez, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR

Doutor em Administração pela University of Manchester.  Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia, estratégia em pequenas empresas e empreendedorismo

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

Ito, N. C., & Gimenez, F. A. P. (2012). INTERPRETANDO TEXTOS ORGANIZACIONAIS: UM ENFOQUE METODOLÓGICO PARA A APLICAÇÃO DE UMA HERMENÊUTICA FENOMENOLÓGICA DE TEXTOS DE ESTRATÉGIA. Administração: Ensino E Pesquisa, 13(2), 237–268. https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n2.91

Edição

Seção

Artigos