INTERPRETANDO TEXTOS ORGANIZACIONAIS: UM ENFOQUE METODOLÓGICO PARA A APLICAÇÃO DE UMA HERMENÊUTICA FENOMENOLÓGICA DE TEXTOS DE ESTRATÉGIA
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n2.91Palavras-chave:
hermenêutica, fenomenologia, métodoResumo
O campo dos Estudos Organizacionais é fragmentado, dicotômico e plural. Essas características formam campos de estudos com diferentes teorias e escolas de pensamento, que têm um mesmo objeto, mas que utilizam pressupostos, muitas vezes, antagônicos e mutuamente excludentes. O objetivo do artigo é propor um framework hermenêutico, que utiliza uma abordagem fenomenológica, a ser aplicado na interpretação de textos organizacionais de um mesmo campo independentemente de pressupostos conflitantes, utilizando a aplicação na Estratégia como um exemplo. Hermenêutico porque lida somente com a interpretação de textos; e fenomenológico porque oferece caminhos para uma interpretação subjetiva do pesquisador. A interpretação dos textos sob o novo olhar proposto distingue-se do método fenomenológico dos Estudos Organizacionais por ter as teorias como objeto de análise e não a realidade empírica. Essa interpretação é intuitiva e recebe influência das crenças do pesquisador e, por isso, deve ser fruto do emprego rigoroso de um método: (1) seleção das obras; (2) leitura e geração de protocolos; (3) redução fenomenológica, transformando os protocolos em temas; e (4) análise estrutural do fenômeno. Para ilustrar os passos é apresentada uma análise de textos de Porter e da Teoria Baseada em Recursos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.