A APLICAÇÃO DA FENOMENOLOGIA NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n2.92Palavras-chave:
fenomenologia, metodologia, estudos organizacionaisResumo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar um entendimento a respeito de como o método fenomenológico vem sendo utilizado em pesquisas no campo dos estudos organizacionais. Para isso, foram analisadas pesquisas que utilizaram a fenomenologia, buscando compreender e descrever a sua utilização, as características semelhantes entre os temas estudados, as queixas e dificuldades relatadas pelos pesquisadores, os objetos de estudo e as técnicas de pesquisa, entre outros fatores. Os artigos selecionados são provenientes de trabalhos científicos utilizados na pesquisa feita por Silveira, Fischer e Olivier (2010), que realizaram um mapeamento de artigos em Administração sobre a Fenomenologia e sobre sua aplicação como método de pesquisa. Para fins de atualização desta pesquisa, foram mapeados outros artigos publicados posteriormente nos mesmos eventos e periódicos. Pôde-se evidenciar que a abordagem fenomenológica ou o método fenomenológico tem alcance epistemológico consistente e significativo para aplicação ao estudo dos mais variados problemas no campo dos estudos organizacionais. Além disso, esse tipo de estudo buscou contribuir para a melhor assimilação do significado da fenomenologia, a compreensão de como se deu sua passagem do método filosófico para o método de pesquisa e, assim, entrever seu potencial de adoção em estudos organizacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.