A APLICAÇÃO DA FENOMENOLOGIA NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS NO BRASIL

Rogério Zanon da Silveira, Ana Carolina Guerra, Carlos Alberto Gonçalves

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de apresentar um entendimento a respeito de como o método fenomenológico vem sendo utilizado em pesquisas no campo dos estudos organizacionais. Para isso, foram analisadas pesquisas que utilizaram a fenomenologia, buscando compreender e descrever a sua utilização, as características semelhantes entre os temas estudados, as queixas e dificuldades relatadas pelos pesquisadores, os objetos de estudo e as técnicas de pesquisa, entre outros fatores. Os artigos selecionados são provenientes de trabalhos científicos utilizados na pesquisa feita por Silveira, Fischer e Olivier (2010), que realizaram um mapeamento de artigos em Administração sobre a Fenomenologia e sobre sua aplicação como método de pesquisa. Para fins de atualização desta pesquisa, foram mapeados outros artigos publicados posteriormente nos mesmos eventos e periódicos. Pôde-se evidenciar que a abordagem fenomenológica ou o método fenomenológico tem alcance epistemológico consistente e significativo para aplicação ao estudo dos mais variados problemas no campo dos estudos organizacionais. Além disso, esse tipo de estudo buscou contribuir para a melhor assimilação do significado da fenomenologia, a compreensão de como se deu sua passagem do método filosófico para o método de pesquisa e, assim, entrever seu potencial de adoção em estudos organizacionais.


Palavras-chave


fenomenologia; metodologia; estudos organizacionais

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n2.92

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2012 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia