MOTIVAÇÃO E RESISTÊNCIA AO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO ENTRE PROFESSORES

Autores

  • Giancarlo Gomes Universidade Regional de Blumenau, Blumenau/SC
  • Edson Wilson Torrens Universidade da Região de Joinville, Joinville/SC
  • Paulo Roberto da Cunha Universidade Regional de Blumenau, Blumenau/SC

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n2.93

Palavras-chave:

tecnologia da Informação, motivação, resistência, professores

Resumo

O objetivo do artigo é analisar os aspectos motivadores da tecnologia da informação por parte dos professores de uma Instituição de Ensino Superior – ies – comunitária, do norte do Estado de Santa Catarina, bem como a resistência ao seu uso. A relevância deste trabalho deve-se à necessidade da ampliação dos conhecimentos sobre o tema, uma vez que o mesmo é pesquisado em diferentes contextos, mas pouco no contexto de instituições de ensino. A pesquisa caracteriza-se quanto aos objetivos como descritiva, como levantamento quanto aos procedimentos, e, no que tange à abordagem, como quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário composto por 15 afirmativas, realizadas com base no estudo de Dias (2000), o qual contemplou quatro dimensões: a utilidade, a facilidade de uso, o prazer e a resistência. Procedeu-se à análise descritiva e de correlação entre as variáveis. Em relação ao perfil dos professores pesquisados, verificou-se que a maioria deles é do gênero masculino, com a faixa etária entre 42 e 46 anos. O mestrado configurou-se a titulação predominante entre os professores pesquisados. A variável utilidade foi a variável com maior valor médio (6,20). Os coeficientes de correlação entre as quatro variáveis do modelo apresentaram-se significantes. Como futura linha de pesquisa, destaca-se a importância em se fomentar as pesquisas nesta área, considerando a necessidade de relacionar as variáveis aqui estudadas com o desempenho, que é uma variável que ainda precisa ser explorada nas universidades.

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Biografia do Autor

Giancarlo Gomes, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau/SC

Mestre em Administração pela FURB. Áreas de interesse em pesquisa: Inovação, Marketing e Ensino e Pesquisa em Administração

Edson Wilson Torrens, Universidade da Região de Joinville, Joinville/SC

Mestre em Ciência da Computação pela UFSC.  Áreas de interesse em pesquisa: Internacionalização, Negócios Internacionais, Inovação e Gestão

Paulo Roberto da Cunha, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau/SC

Doutor em Ciências Contábeis pela FURB.  Áreas de interesse em pesquisa: Governança Corporativa e Auditoria

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Publicado

2012-06-30

Como Citar

Gomes, G., Torrens, E. W., & Cunha, P. R. da. (2012). MOTIVAÇÃO E RESISTÊNCIA AO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO ENTRE PROFESSORES. Administração: Ensino E Pesquisa, 13(2), 301–324. https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n2.93

Edição

Seção

Artigos