MOTIVAÇÃO E RESISTÊNCIA AO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO ENTRE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n2.93Palavras-chave:
tecnologia da Informação, motivação, resistência, professoresResumo
O objetivo do artigo é analisar os aspectos motivadores da tecnologia da informação por parte dos professores de uma Instituição de Ensino Superior – ies – comunitária, do norte do Estado de Santa Catarina, bem como a resistência ao seu uso. A relevância deste trabalho deve-se à necessidade da ampliação dos conhecimentos sobre o tema, uma vez que o mesmo é pesquisado em diferentes contextos, mas pouco no contexto de instituições de ensino. A pesquisa caracteriza-se quanto aos objetivos como descritiva, como levantamento quanto aos procedimentos, e, no que tange à abordagem, como quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário composto por 15 afirmativas, realizadas com base no estudo de Dias (2000), o qual contemplou quatro dimensões: a utilidade, a facilidade de uso, o prazer e a resistência. Procedeu-se à análise descritiva e de correlação entre as variáveis. Em relação ao perfil dos professores pesquisados, verificou-se que a maioria deles é do gênero masculino, com a faixa etária entre 42 e 46 anos. O mestrado configurou-se a titulação predominante entre os professores pesquisados. A variável utilidade foi a variável com maior valor médio (6,20). Os coeficientes de correlação entre as quatro variáveis do modelo apresentaram-se significantes. Como futura linha de pesquisa, destaca-se a importância em se fomentar as pesquisas nesta área, considerando a necessidade de relacionar as variáveis aqui estudadas com o desempenho, que é uma variável que ainda precisa ser explorada nas universidades.
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