O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS E A INSERÇÃO SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DA CASA DE CÁRITAS

Autores

  • Leandro Costa Schmitz Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC
  • Graziela Dias Alperstedt Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC
  • Hans Michael Van Bellen Universidade Federal de Santa Catarinam Florianópolis/SC
  • Janaina Lopes Schmitz Centro de Educação Superior – UNICA/SOCIESC, Florianópolis/SC

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n2.95

Palavras-chave:

aprendizagem pela experiência, gerenciamento de projetos, projetos sociais

Resumo

No sentido de contribuir para a discussão sobre aprendizagem pela experiência ou na ação, este artigo objetiva apresentar o processo de ensino aprendizagem desencadeado na disciplina de gerenciamento de projetos, com base na efetiva execução de um projeto social por alunos de um curso de graduação em administração no sul do país. Os fundamentos teóricos baseiam-se nas abordagens de aprendizagem, que defendem a aquisição de saberes mais abrangentes por meio da experiência com a resolução de problemas reais (schön, 2000a; 2000b; perrenoud, 2002; mitre et al., 2008). O método consistiu na aplicação da metodologia de ensino aprendizagem descrita pelos autores, que pode ser resumida pela definição de uma instituição a ser beneficiada (Casa de Cáritas), na elaboração de um planejamento de ações para atender demandas identificadas, na execução dessas ações em meio a um processo de monitoramento, observando boas práticas de gerenciamento de projetos propostas pelo pmi (2008). Além da apresentação da experiência em si, o artigo evidencia os resultados do projeto, as lições aprendidas pelos alunos e ainda revela o caráter social desse tipo de iniciativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Costa Schmitz, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC

Mestre em Administração pela UDESC.  Áreas de interesse em pesquisa: Ensino de Administração e Gerenciamento de Projetos

Graziela Dias Alperstedt, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC. Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia, Estudos Organizacionais, Ensino e Pesquisa em Administração

Hans Michael Van Bellen, Universidade Federal de Santa Catarinam Florianópolis/SC

Doutor em Engenharia pela UFSC.  Áreas de interesse em pesquisa: Governança, Sustentabilidade e Indicadores

Janaina Lopes Schmitz, Centro de Educação Superior – UNICA/SOCIESC, Florianópolis/SC

Mestre em Contabilidade pela UFSC. Áreas de interesse em pesquisa: Ensino e Pesquisa em Contabilidade

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

Schmitz, L. C., Alperstedt, G. D., Van Bellen, H. M., & Schmitz, J. L. (2012). O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS E A INSERÇÃO SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DA CASA DE CÁRITAS. Administração: Ensino E Pesquisa, 13(2), 355–386. https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n2.95

Edição

Seção

Artigos