As Barreiras para a Sustentabilidade em Escolas de Administração: uma explicação Bourdieusiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n3.955

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Escolas de Administração, Barreiras, Bourdieu

Resumo

O objetivo deste ensaio teórico é desvelar, a partir do aparato conceitual fornecido por Pierre Bourdieu, os condicionantes de barreiras para a efetivação dos princípios da Sustentabilidade em escolas de Administração. Este ensaio relaciona as barreiras que emergem para a Sustentabilidade às dissonâncias entre o habitus de alunos e os conteúdos relativos à sustentabilidade a eles transmitidos em sala de aula. Parte-se do pressuposto de que o habitus dos alunos, compreendido como sistema de disposições, conjunto de esquemas de classificação, percepção, apreciação e ação, construído no decorrer dos mais variados processos de socialização, não os permitiria reconhecer como legítimos os conteúdos relativos à Sustentabilidade da mesma forma que ocorre com aqueles conteúdos lastreados pelo pensamento econômico neoclássico. Este último encontra-se mais fortemente inculcado nas mentes dos alunos à medida que é construído, produzido e reproduzido nos mais variados ambientes-padrão de socialização. Portanto, o escopo desta reflexão consiste em explicar tais barreiras à luz da epistemologia bourdieusiana com ênfase nos condicionantes que as fazem emergir.

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Publicado

2018-08-23

Como Citar

Lessa, B. de S., Spier, K. F., & Nascimento, L. F. M. do. (2018). As Barreiras para a Sustentabilidade em Escolas de Administração: uma explicação Bourdieusiana. Administração: Ensino E Pesquisa, 19(3), 555–582. https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n3.955