Barreiras para Sustentabilidade em Escolas de Administração: uma explicação Bourdieusiana

Bruno de Souza Lessa, Kelly Fabiane Spier, LuIs Felipe Machado do Nascimento

Resumo


O objetivo deste ensaio teórico é desvelar, a partir do aparato conceitual fornecido por Pierre Bourdieu, os condicionantes de barreiras para a efetivação dos princípios da Sustentabilidade em escolas de Administração. Este ensaio relaciona as barreiras que emergem para a Sustentabilidade às dissonâncias entre o habitus de alunos e os conteúdos relativos à sustentabilidade, a eles transmitidos em sala de aula. Parte-se do pressuposto de que o habitus dos alunos, compreendido como sistema de disposições, conjunto de esquemas de classificação, percepção, apreciação e ação, construído no decorrer dos mais variados processos de socialização, não os permitiria reconhecer como legítimos os conteúdos relativos à Sustentabilidade da mesma forma que ocorre com aqueles conteúdos lastreados pelo pensamento econômico neoclássico, estando este último mais fortemente inculcado nas mentes dos alunos à medida que é construído, produzido e reproduzido nos mais variados ambientes-padrão de socialização. O foco desta reflexão é explicar tais barreiras, à luz da epistemologiaBourdieusiana, destacando os condicionantes que as fazem emergir. 


Palavras-chave


Sustentabilidade; Escolas de Administração; Barreiras; Bourdieu

Texto completo:

PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n3.955

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2018 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia