Crescimento Rápido e Lucrativo na Indústria Altamente Competitiva de Telecomunicações: o Caso GVT
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n2.978Palavras-chave:
telecomunicações, lucratividade, competitividade, modelo de negócios, GVTResumo
Este caso de ensino estuda a distinta história da GVT, antiga empresa brasileira de telecomunicações adquirida pela Telefónica Vivo, após revolucionar a indústria de telecomunicações no Brasil ao longo de seus 15 anos de operação. Telecomunicações é um setor da indústria que enfrenta turbulências constantes, devido à inovação tecnológica acelerada e à concorrência acirrada, que força a reinvenção de modelos de negócios para que as empresas prosperem. Destinado a alunos dos programas de Mestrado e Doutorado em Administração, este caso é útil para ajudar o professor a discutir em sala de aula acerca de modelos de negócios em um ambiente dinâmico, como é o caso da indústria de telecomunicações. Os objetivos de aprendizagem concentram-se em oferecer aos participantes a possibilidade de compreender as características e limitações dos conceitos tradicionais de modelos de negócios, orientando para a discussão de um quadro alternativo que seja mais adequado ao contexto de ambiente dinâmico de negócios. É sugerido que o professor cubra os aspectos da estratégia de diferenciação, execução consistente, gerenciamento de processos e capacidades de aprendizagem.
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