LOUIS VUITTON: THE MANAGEMENT STRATEGIE IN THE WORLD OF LUXURY
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n2.148Abstract
Em tempos de crise internacional as empresas buscam atrair consumidores adotando algumas estratégias para garantir a sobrevivência. Muitas vezes, no âmbito do marketing, a liquidação de produtos via promoção de preços baixos é uma das ações implantadas, até mesmo pelas organizações que atuam no segmento da moda. No entanto, diferentemente dessa “onda” de oferecer descontos, a Louis Vuitton segue a estratégia de não baixar os preços, mas a de explorar mercados emergentes como Brasil, Rússia, Índia e China, o denominado bloco BRIC. A consultoria Bain & Company demonstrou, por meio de uma pesquisa, que o mercado de luxo nos países que compõem o Bric, mesmo passando pela conjuntura atual de crise econômica, deve crescer em média, 25% nos próximos cinco anos. “O mercado brasileiro, com faturamento estimado hoje em 1,6 bilhões de dólares ao ano, é o que deve registrar o maior aumento nesse período: cerca de 35%” (MEYER, 2008). Esse é apenas um exemplo do direcionamento que a Louis Vuitton vem tomando para se desenvolver no mercado de luxo internacional. Como a dinâmica do ambiente externo pode dificultar a atuação empresarial das organizações, algumas delas, buscando sobreviver e se posicionar, procuram identificar as oportunidades de negócios para utilizar as estratégias empresariais de modo adequado. Neste estudo de caso para ensino serão discutidas algumas questões a respeito da trajetória da Louis Vuitton nesse sentido.
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