COCRIAÇÃO DE VALOR COM ALUNOS: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA SOCIAL E DO ENGAJAMENTO NA DISCIPLINA COMO ANTECEDENTES DE FEEDBACK DO ESTUDANTE

Publicado
2014-09-30
Palavras-chave: feedback, engajamento, influência social, cocriação de valor

    Autores

  • Tito Luciano Hermes Grillo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS
  • Thays Martins do Nascimento Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS
  • Cláudio Damacena Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS
  • Vinícius Sittoni Brasil Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS

Resumo

É natural que educadores de disciplinas vinculadas à área de gestão analisem e reflitam sobre os fenômenos da sala de aula baseada em perspectivas que permeiam essa área de conhecimento. Observa-se que educadores e pesquisadores interessados na temática de serviços têm interpretado a sala de aula como um ambiente de encontro de serviço altamente propício à cocriação de valor. O presente estudo procede com tal interpretação, buscando analisar antecedentes do comportamento proativo de fornecimento de feedback do aluno ao professor,
a fim de promover a melhoria da experiência nos encontros de aula no ensino superior. O estudo avalia, como antecedente direto de feedback, o engajamento na disciplina. Como antecedentes diretos de engajamento, são avaliados constructos oriundos da Teoria da Influência Social. Os resultados, analisados com técnicas de equações estruturais, apresentam relações positivas e com significância entre os constructos, mostrando que, no contexto de sala de aula, processos sociais afetam o relacionamento do estudante com a disciplina e que esse relacionamento propicia o comportamento de colaboração para a melhoria das aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Grillo, T. L. H., Nascimento, T. M. do, Damacena, C., & Brasil, V. S. (2014). COCRIAÇÃO DE VALOR COM ALUNOS: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA SOCIAL E DO ENGAJAMENTO NA DISCIPLINA COMO ANTECEDENTES DE FEEDBACK DO ESTUDANTE. Administração: Ensino E Pesquisa, 15(3), 533-559. https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n3.15