A cultura organizacional no processo de envelhecer do trabalho docente

Publicado
2020-09-01

    Autores

  • Flávia Obara Kai Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Administração, Curitiba/PR
  • Mariane Lemos Lourenço Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Administração, Curitiba/PR
  • Camilla Fernandes Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Administração, Curitiba/PR

Resumo

O envelhecimento populacional é um dos fenômenos mais significativos no século XXI e tal fenômeno traz consigo importantes impactos de longo alcance à sociedade e às organizações. As organizações e a sociedade enfrentam desafios com o aumento e permanência dos indivíduos no trabalho e esses reflexos podem ser percebidos na cultura organizacional. A cultura organizacional e seus elementos também estão presentes no ambiente acadêmico, composto por múltiplas interações sociais. Este estudo tem como objetivo identificar e analisar os significados que os elementos da cultura organizacional têm para os docentes do ensino superior no processo de envelhecer enquanto professores de IES públicas e privadas. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes de uma instituição pública e uma privada e os dados foram analisados pela estratégia de estudo de casos comparativos. Os resultados apontam que os elementos da cultura organizacional como valores, normas, regras, comunicação, ritos, rituais, cerimônias e crenças se diferenciam entre a IES pública, e a IES privada, e, os elementos heróis e mitos; estórias, sagas e tabus demonstram similaridades nas instituições. Além disso, os elementos indicam particularidades e o despreparo das IES pesquisadas diante do fenômeno do envelhecimento no trabalho docente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Kai, F. O., Lourenço, M. L., & Fernandes, C. (2020). A cultura organizacional no processo de envelhecer do trabalho docente. Administração: Ensino E Pesquisa, 21(3), 385-424. https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n3.1809