CONDICIONANTES DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS EM APLS
Keywords:
comunidades de aprendizagem, internacionalização das empresas, resultados organizacionais.Abstract
Este trabalho tem como objetivo identificar os condicionantes para a formação das comunidades de aprendizagem em dois Arranjos Produtivos Locais (APLs) em processos de internacionalização. Tendo como referência o conceito de comunidade de aprendizagem foca a inter-relação de empresas na medida em que se orientam para o compartilhamento de conhecimento com vistas à internacionalização. Foram conduzidos dois estudos de caso, com abordagem qualitativa e com finalidade descritiva, desenvolvendo-se em dois APL, um do ramo vestuário e outro do mobiliário; ambos totalizando 771 empresas. Além de sugestão para o conceito de comunidade de aprendizagem, os resultados apontam, entre outros, os seguintes condicionantes: a governança legítima e efetiva, principalmente no delineamento entre as áreas de competição e de colaboração; a troca sistemática de informação; sistemas eficientes de comunicação; a formação de entidades coletivas de compras; os centros de treinamento; as redes constituídas para a internacionalização; a troca de experiências; e a confiança. Os resultados tanto confirmam como complementam referências teóricas da área.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing a manuscript in the journal Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), the authors declare that the work is of their exclusive authorship and therefore assume full responsibility for its content. The authors grant RAEP a non-exclusive rights license to use the work in the following ways:
(1) Sell and / or distribute the work in hard copies or electronic format.
(2) Distribute parts of the work as a whole to promote the journal through the internet and other digital and printed media.
(3) Record and reproduce the work in any format, including digital media.
Authors and readers are permitted to share the material, use it in classes, for presentations and also for other purposes, and to create new knowledge based on any RAEP publication, as long as the due credit is attributed to the original work and the respective author(s), through citations, references, and other means.
The journal adopts preventive measures to identify plagiarism using software designed for this purpose.
RAEP does not charge authors for the article submission nor for the publishing of approved articles.
In line with the journal's policies, each published article will be given a Creative Commons CC-BY 4.0 license.