O papel da competência política no processo de autogestão de carreira

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n2.2021

Abstract

The aim of this research was to investigate the role of political competence in the career self-management process using a qualitative method for content analysis. The results confirm that the literature on career self-management, especially that produced in Brazil, is still more focused in traditional models, opening opportunities for new scientific publications, more focused on decentralized management models and offering answers for contemporary careers, developed in environments volatile, uncertain, complex and ambiguous. Among the practical implications, the insights obtained favor a multidisciplinary approach to the career, regardless of the type of link that one has with organizations. Although it approaches the career from the point of view of self-management, the research findings contribute to favor the interdependence relations between the different social actors involved in the work, through the exercise of political competence. The originality of this research is related to the proposal for a new model of career self-management that includes political competence in the performance of professionals, with and without a management position, in addition to including professionals without a management position in the debate on the organizational political arena.

Keywords: career self-management; political competence; career models; transformation of work.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Iraide Ancelmo Bonfim Pita, PUC-SP

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) na área de Estudos Organizacionais com bolsa CAPES. Atualmente é professora de cursos de pós graduação lato sensu em disciplinas ligadas à Gestão de Pessoas e de Negócios na Faculdade FIA de Administração e Negócios, Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e Universidade Paulista (UNIP). Paralelamente à docência de nível superior, desenvolve atividades de consultoria, como diretora na empresa T&D Solutions, voltada ao aprimoramento e desenvolvimento profissional e gerencial.

Leonardo Nelmi Trevisan, PUC-SP

É graduado em História (1976), mestre em História Econômica (1984) e doutor em Ciência Política (1993), todos pela Universidade de São Paulo. Obteve títulos de pós-doutorado, na área de Economia do Trabalho, pela University of London (1997) e pela Warwick University (1998), ambos com bolsa da Fapesp. Como Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Departamento de Economia e na Pós-Graduação em Administração, coordena o Grupo de Pesquisa Gestão de Carreiras e Transformação no Trabalho site: www.pucsp.br/carreiras É Editor Responsável da Revista de Carreiras e Pessoas, periódico científico integrante do sistema Quallis. É também professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing e jornalista, desde 1976, em diferentes jornais e revistas, com experiência nas áreas de Mercado de Trabalho, Economia e Relações Internacionais. (Fonte: Currículo Lattes).

Elza Fátima Rosa Veloso, FIA e Mackenzie

É livre docente, doutora (com pós-doutorado), mestre e graduada em Administração. Título de Mestre obtido na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com bolsa CAPES (2003); Doutorado Sanduíche FEA-USP / Northern Illinois University (NIU), com título de Doutor obtido na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2009), mesma instituição na qual realizou o pós-doutorado, com bolsa FAPESP (2015), e o concurso de livre docência (2017). Em 2008, realizou Estágio de Doutorando, com bolsa CAPES, na Northern Illinois University (NIU) e cursou a disciplina Organizational Behavior, em nível PhD, na University of Illinois at Chicago (UIC). Atualmente, é professora da pós-graduação stricto sensu, atuando no Mestrado Profissional em Gestão de Negócios da Faculdade FIA de Administração e Negócios. Nessa instituição, além de atuar como docente no Mestrado e na Graduação em Administração, é Coordenadora Executiva e professora do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (PROGEP), no qual conduz o módulo Carreira e Sucessão do curso de Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas. Nesse curso e no MBA-RH, é a responsável pelo processo de elaboração de monografias. Na graduação, é coordenadora do Centro de Carreiras. É também professora na graduação e na pós-graduação lato sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em disciplinas ligadas a Gestão de Pessoas. É pesquisadora do grupo de pesquisa em Gestão de Carreira, Liderança e Processo Sucessório, da FEA-USP, e segunda líder do grupo Trabalho, Carreira e Tecnologia, da PUC-SP. A parceria entre esses dois grupos gerou a publicação científica quadrimestral, da qual é editora, a Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe), indexada no sistema Qualis/Capes. Tem experiência de mercado no setor bancário e acadêmica na área de administração, com ênfase em Recursos Humanos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gestão de carreira e sucessão, comportamento organizacional, clima organizacional, gestão de pessoas e metodologia do trabalho científico. (Fonte: Currículo Lattes).

Published

2022-09-24

How to Cite

Ancelmo Bonfim Pita, I., Nelmi Trevisan, L. ., & Fátima Rosa Veloso, E. (2022). O papel da competência política no processo de autogestão de carreira. Administração: Ensino E Pesquisa, 23(2). https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n2.2021