TRABALHOS INTERCALARES NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ALTERNATIVA À PRÁTICA DA MULTIDISCIPLINARIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE

Publicado
2014-06-30
Palavras-chave: trabalho de curso, trabalhos intercalares, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade

    Autores

  • Cláudio Antonio Tordino Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo/SP

Resumo

Aspecto controverso das Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Administração, a pretensão de que o Projeto Pedagógico abranja como elemento estrutural “formas de realização da interdisciplinaridade” encontra pouco respaldo na literatura acadêmica específica. Isto se deve quer à imprecisão com que se aborda esse conceito, acatando-o como simples noção, quer à dificuldade de desenvolver práticas multidisciplinares e interdisciplinares em ambientes e currículos em que a formação docente, o ensino e a aprendizagem instituíram-seisciplinarmente. No entanto, entre suas atividades opcionais, os cursos podem incluir como componente curricular o trabalho de curso, cuja abrangência possibilita ultrapassar o âmbito disciplinar, a
despeito de interpor inabituais dificuldades de realização aos estudantes, ao defrontá-los com trabalho exigente de maior rigor e complexidade apenas ao final do curso. Este estudo propõe à reflexão que a realização de trabalhos intercalares, ao longo do curso, pode propiciar o encaminhamento de práticas multidisciplinares e interdisciplinares, instituidoras do ambiente acadêmico requerido a efetivação do espírito do disposto nas Diretrizes Curriculares, com benefícios para todos os atores.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Tordino, C. A. (2014). TRABALHOS INTERCALARES NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ALTERNATIVA À PRÁTICA DA MULTIDISCIPLINARIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE. Administração: Ensino E Pesquisa, 15(2), 271-294. https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n2.21