TRABALHOS INTERCALARES NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ALTERNATIVA À PRÁTICA DA MULTIDISCIPLINARIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE

Authors

  • Cláudio Antonio Tordino Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n2.21

Keywords:

trabalho de curso, trabalhos intercalares, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade

Abstract

Aspecto controverso das Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Administração, a pretensão de que o Projeto Pedagógico abranja como elemento estrutural “formas de realização da interdisciplinaridade” encontra pouco respaldo na literatura acadêmica específica. Isto se deve quer à imprecisão com que se aborda esse conceito, acatando-o como simples noção, quer à dificuldade de desenvolver práticas multidisciplinares e interdisciplinares em ambientes e currículos em que a formação docente, o ensino e a aprendizagem instituíram-seisciplinarmente. No entanto, entre suas atividades opcionais, os cursos podem incluir como componente curricular o trabalho de curso, cuja abrangência possibilita ultrapassar o âmbito disciplinar, a
despeito de interpor inabituais dificuldades de realização aos estudantes, ao defrontá-los com trabalho exigente de maior rigor e complexidade apenas ao final do curso. Este estudo propõe à reflexão que a realização de trabalhos intercalares, ao longo do curso, pode propiciar o encaminhamento de práticas multidisciplinares e interdisciplinares, instituidoras do ambiente acadêmico requerido a efetivação do espírito do disposto nas Diretrizes Curriculares, com benefícios para todos os atores.

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Author Biography

Cláudio Antonio Tordino, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo/SP

Doutor em Educação pela USP e pela PUCSP. Áreas de interesse em pesquisa: Formação docente e discente em Administração

Published

2014-06-30

How to Cite

Tordino, C. A. (2014). TRABALHOS INTERCALARES NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ALTERNATIVA À PRÁTICA DA MULTIDISCIPLINARIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE. Administração: Ensino E Pesquisa, 15(2), 271–294. https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n2.21