A Comunicação e o Feedback no Contexto dos Negócios Empreendedores
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2023.v24n1.2346Abstract
Este estudo tem como objetivo analisar como a comunicação e o feedback contribuem para a melhoria dos negócios empreendedores, pois, as empresas dependem de uma comunicação bem-sucedida para melhorar seu desempenho, seja em seus níveis hierárquicos internos ou nas relações com seus parceiros, clientes internos e externos. A pesquisa é de natureza qualitativa, exploratória e descritiva e a entrevista apoiada em um roteiro semiestruturada foi utilizada como instrumento de coleta de dados. Foram entrevistados 28 empreendedores e 4 agentes locais de inovação do programa ALI. Os dados foram categorizados e analisados por meio da análise de conteúdo, com o apoio do software Atlas ti. Os principais resultados apontam que a comunicação acontece efetuvamente quando existe qualidade no relacionamento entre os interlocutores. A afetividade e a cognição reforçaram os resultados, pois evidenciaram que a confiança e o comprometimento, por exemplo, estão entre os principais alicerces da comunicação e do feedback. Portanto, instituições como, unversidades públicas ou privadas, bem como o SEBRAE poderiam desenvolver planos de ensino que destaquem a importância da comunicação com qualidade, bem como o relaciomanento humano, com base nos processos de feedback, com o objetivo de preparar o empreendedor para superar estes desafios.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing a manuscript in the journal Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), the authors declare that the work is of their exclusive authorship and therefore assume full responsibility for its content. The authors grant RAEP a non-exclusive rights license to use the work in the following ways:
(1) Sell and / or distribute the work in hard copies or electronic format.
(2) Distribute parts of the work as a whole to promote the journal through the internet and other digital and printed media.
(3) Record and reproduce the work in any format, including digital media.
Authors and readers are permitted to share the material, use it in classes, for presentations and also for other purposes, and to create new knowledge based on any RAEP publication, as long as the due credit is attributed to the original work and the respective author(s), through citations, references, and other means.
The journal adopts preventive measures to identify plagiarism using software designed for this purpose.
RAEP does not charge authors for the article submission nor for the publishing of approved articles.
In line with the journal's policies, each published article will be given a Creative Commons CC-BY 4.0 license.