APRENDIZAGEM SOCIOPRÁTICA E INDIVIDUAL-COGNITIVA NA EMPRESA JÚNIOR BRASILEIRA

Publicado
2015-06-30
Palavras-chave: Aprendizagem socioprática, Modalidades em Aprendizagem Organizacional, Empresa Júnior

    Autores

  • Marcos Gilberto Dos-Santos Faculdade Anísio Teixeira, Feira de Santana/BA
  • Fernanda Almeida Pereira Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA
  • Jader Cristino Souza-Silva Universidade do Estado da Bahia, Salvador/BA
  • Miguel Angel Rivera-Castro Universidade Salvador, Salvador/BA

Resumo

Estudantes de graduação em Ciências Sociais Aplicadas, notadamente em Administração, têm se reunido em torno de empresas juniores, uma estratégia que os permite aliar a teoria aprendida no curso superior com as habilidades provenientes da atuação prática. Nesse contexto, a aprendizagem pode ocorrer por meio de modalidades mais aderentes a uma abordagem individual-cognitivista, como treinamento, leitura de textos e acesso a bancos de dados, ou por meio de modalidades oriundas de uma abordagem de cunho socioprático, como comunidades de prática, mentoria, treinamento on-the-job e interações casuais. O objetivo do presente trabalho é identificar qual abordagem traz uma maior contribuição ao aprendizado dos empresários juniores. Para tanto, foi utilizada uma metodologia quantitativa, com aplicação de 118 questionários a estudantes de 14 Estados do Brasil, seguido de análise fatorial exploratória e regressão multivariada. Os principais resultados indicam que as modalidades oriundas da abordagem socioprática possibilitam um maior aprendizado, com destaque para a mentoria, que pode ser de professores ou de colegas mais experientes, como a modalidade mais eficaz nesse contexto.

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Como Citar
Dos-Santos, M. G., Pereira, F. A., Souza-Silva, J. C., & Rivera-Castro, M. A. (2015). APRENDIZAGEM SOCIOPRÁTICA E INDIVIDUAL-COGNITIVA NA EMPRESA JÚNIOR BRASILEIRA. Administração: Ensino E Pesquisa, 16(2), 309-339. https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n2.235