OS SIGNIFICADOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PARA JOVENS ALUNOS TRABALHADORES

Publicado
2013-09-30
Palavras-chave: curso de Administração, consumo simbólico, significados do curso

    Autores

  • Marcelo de Rezende Pinto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG
  • Paula Karina Salume Pontifícia Universidade Católica de Minas GeraisBelo Horizonte/MG

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar a forma como os alunos de Administração atribuem significados ao curso por meio das diversas atividades cotidianas atinentes à sua interação com a instituição de ensino, bem como nas relações sociais construídas e articuladas por meio dessa interação. Com um enfoque interpretativista, o trabalho de campo foi conduzido por meio da conjugação da grounded theory com a abordagem etnográfica com um grupo de jovens alunos trabalhadores de um curso de Administração de uma universidade privada brasileira. Os resultados apontam que os jovens alunos do curso de Administração ao vivenciarem todas suas experiências com a instituição, com os colegas de sala e de trabalho, com integrantes da família e com outros atores dão sentido a essas experiências em um grande círculo de interação social e convívio. Assim, o consumo de experiências de serviços educacionais pode ser encarado como um importante mecanismo de reprodução social, bem como um fenômeno que pode levar à construção de identidades na atual sociedade.

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Como Citar
Pinto, M. de R., & Salume, P. K. (2013). OS SIGNIFICADOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PARA JOVENS ALUNOS TRABALHADORES. Administração: Ensino E Pesquisa, 14(3), 485-517. https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n3.59