Caminhos Sinuosos: Os Deslizes nos Estudos em Administração Pública e de Empresas
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n2.1106Palavras-chave:
Prática em Pesquisa em Administração, Deslizes na Prática da Pesquisa, MétodoResumo
Este ensaio discute 13 deslizes comuns encontrados em estudos no campo de Administração Pública e de Empresas no Brasil, agregando-os em três dimensões. A primeira dimensão, ‘Deslizes por Falta de Reflexão’ inclui deslizes por falta de reflexão dos autores, como, por exemplo, usar a palavra Metodologia na seção que discute Método ou autores economizarem em palavras para apresentar a relevância do trabalho. Já na segunda dimensão, ‘Deslizes na Utilização do Método’, discutimos aspectos referentes ao Método em um trabalho científico, deixando claro, por exemplo, alguns erros cometidos, tais como nomear um Método (Netnografia) e na prática usar outro (Observação Não-Participante). A terceira dimensão ‘Deslizes no Sentido de Fazer Ciência’, apresenta os deslizes relacionados à relevância de um texto ao se fazer Ciência. Por exemplo, um texto que não apresenta implicações gerenciais e teóricas no campo da Administração Pública e de Empresas ou que não discute questões para futuras pesquisas deixa a desejar no sentido de ser relevante para a Ciência e para as organizações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.