Contribuições do Marketing Social na Formação do Administrador

Publicado
2019-05-02
Palavras-chave: Marketing Social, Educação em Marketing, Administração

    Autores

  • Stephanie Ingrid Souza Barboza Departamento de Ciências Sociais Aplicadas – Campus III, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional, Universidade Federal da Paraíba Bananeiras e João Pessoa, Paraíba https://orcid.org/0000-0002-2640-2070
  • Wesley Ferreira da Silva Universidade Federal da Paraíba, Guarabira, Paraíba http://orcid.org/0000-0003-3366-5175

Resumo

A formação dos estudantes de administração no Brasil encontra-se centrada em aspectos gerenciais do marketing e, por conta disso, os profissionais graduados parecem incapazes de lidar com a complexidade do sistema de trocas. Dessa forma, a presente pesquisa buscou incorporar de forma experimental os conteúdos de marketing social dentro da disciplina de administração de marketing na graduação em administração, a fim de analisar suas contribuições na formação dos alunos. Para isso, a pesquisa ocorreu em duas etapas distintas, primeiramente, foi realizado de um seminário de marketing social dentro da disciplina de administração de marketing, para em seguida, realizar grupos focais a fim de se obter a comparação entre as dimensões propostas por Bernadinelli e Sauberbron (2017) para a formação do administrador. Ao fim da pesquisa, concluiu-se que o ensino do marketing social proporcionou aos alunos uma melhor compreensão do marketing enquanto ciência de ampla atuação, diminuindo significativamente a separação entre marketing e sociedade e os papéis dos stakeholders que compõem o mercado.

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Como Citar
Barboza, S. I. S., & Silva, W. F. da. (2019). Contribuições do Marketing Social na Formação do Administrador. Administração: Ensino E Pesquisa, 20(2), 286-318. https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n2.1328