ABRANGÊNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL SEGUNDO OS DOCENTES DE CONTABILIDADE DE SANTA CATARINA – BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n1.151Palavras-chave:
abrangência, contabilidade gerencial, docentes de contabilidadeResumo
O estudo objetiva identificar a área de abrangência da contabilidade gerencial na visão dos docentes que atuam nos cursos de ciências contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) do sistema ACAFE (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) de Santa Catarina - Brasil. Pesquisa descritiva quantitativa foi realizada por meio de uma survey, com aplicação de um questionário de perguntas fechadas. A população compreende os docentes dos cursos de ciências contábeis das 15 IES ligadas ao sistema ACAFE e a amostra dos 40 docentes de nove universidades que responderam ao questionário. Os resultados mostram que na visão dos docentes pesquisados, as principais temáticas de abrangência da contabilidade gerencial são: informações contábeis para tomada de decisão; custos para avaliação, controle e tomada de decisão; controle gerencial por áreas de responsabilidade; avaliação de desempenho e lucro empresarial. Comparando-se os resultados com pesquisa idêntica realizada no estado do Paraná, constatou-se que as informações contábeis para tomada de decisão e custos para avaliação, controle e tomada de decisão foram itens convergentes, considerados muito importantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.