AS SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS ORGANIZACIONAIS: EM ESTUDO, UMA ORGANIZAÇÃO DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Diogo Junqueira de Castro FGV-EAESP, São Paulo / SP
  • Alfredo Rodrigues Leite da Silva FUCAPE Business School, São Paulo / SP
  • Thiago Duarte Pimentel Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora / MG
  • Alexandre de Pádua Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte / MG

Palavras-chave:

significações culturais, integração, diferenciação e fragmentação.

Resumo

Este artigo busca evidenciar a construção das significações culturais em uma organização prestadora de serviços na área de tecnologia da informação. Para tanto, discute-se a diversidade do conceito de cultura e dos estudos organizacionais que o adotam, além das contribuições da díade ordem/desordem de Morin (2001). Os dados da empresa Tecno foram
coletados por meio de 37 entrevistas semiestruturadas, cujo tratamento analítico foi feito pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), por meio de temas confrontados com base na óptica da díade ordem/desordem e na abordagem das três perspectivas sobre cultura em organizações
(CAVEDON; FACHIN, 2000): integração, diferenciação e fragmentação. Observou-se que ações e interesses se legitimam nas construções reveladas em cada uma das três perspectivas, por exemplo, preocupação com a educação na organização (integração); distinções funcionais/profissionais entre os setores da empresa (diferenciação); ambiguidade oriunda das
diferentes relações de interesse entre os membros do setor administrativo (fragmentação). Cabe destaque à perspectiva da diferenciação relativa à homogeneidade dentro dos grupos, e entre as principais representações de deficiências, justamente aspectos relacionados ao serviço de TI (Infraestrutura e informação).

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Biografia do Autor

Diogo Junqueira de Castro, FGV-EAESP, São Paulo / SP

Graduação em Administração pela UFMG e mestrado em Administração de Empresas pela FGV/SP. Atualmente realiza pesquisas com bolsa do CNPq e atua com consultoria em gestão empresarial.

Alfredo Rodrigues Leite da Silva, FUCAPE Business School, São Paulo / SP

Doutor em Administração/UFMG; Mestre em Administração/UFES; Professor da FUCAPE Business School. Pesquisador do NECEO/FUCAPE, NEOS/UFMG e NETES/UFES. Cultura e poder nas organizações; gestão de pessoas; estratégia como prática social.

Thiago Duarte Pimentel, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora / MG

Professor do DETRU/UFJF. Doutorando em Administração da UFLA. Mestre em Administração pela UFMG. Bacharel em Planejamento Integrado do Turismo pela UFMG. Membro dos grupos de pesquisa: Organizações, Mudanças e Gestão Estratégica; Núcleo de Estudos Organizacionais e Simbolismo (NEOS); Núcleo CCR de Governança Corporativa da Fundação Dom Cabral e do Núcleo de Pesquisas e Estudos Avançados em Turismo (NUPETUR). Atua nas áreas de Administração e Turismo, com ênfase nos seguintes campos temáticos e linhas de pesquisa (respectivamente): Teoria das Organizações - Espaço, Poder e Identidade; Theories of Family Enterprise (ToFE) - Governança, Sucessão e Transferência Intergeracional; Teoria do Turismo - Planejamento e Gestão do Espaço Turístico e, Governança Territorial em Destinos Turísticos.

Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte / MG

Doutor em Administração pela UFMG. Desde 2002 é Professor Adjunto da UFMG/Face/Cad/Cepead. É coordenador do NEOS - Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade. Atua na Sublinha de pesquisa: Estudos Organizacionais e Sociedade, com ênfase nos grupos temáticos: Vida Organizada, Teorias do Poder e Estudos Organizacionais; e Estudos Organizacionais, História, Memória e Identidade Cultural, que trabalham as áreas de estudos organizacionais e simbolismo; construção de estratégias, relações de poder, identidade, memória e história da gestão.

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Publicado

2009-09-30

Como Citar

Castro, D. J. de, Silva, A. R. L. da, Pimentel, T. D., & Carrieri, A. de P. (2009). AS SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS ORGANIZACIONAIS: EM ESTUDO, UMA ORGANIZAÇÃO DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 10(3), 105–128. Recuperado de https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/188