O campo de públicas após a instituição das diretrizes curriculares nacionais (DCNs) de administração pública: trajetória e desafios correntes (2015-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n3.1897

Resumo

Em 2020, o termo “Campo de Públicas” (CP) completou 10 anos no Brasil. A nomenclatura, utilizada originalmente por docentes e discentes dos cursos de graduação em Administração/Gestão/Políticas Pública(s), surgiu no ato de uma Audiência Pública realizada pelo Conselho Nacional de Educação, no dia 5 de abril de 2010, para se discutir a elaboração de DCNs de Administração Pública (AP). A história do ensino de AP no Brasil, com seus diversos ciclos desde 1952, incluindo o movimento de redefinição da identidade da educação superior nesse campo do saber, que resultou na instituição das DCNs em 2014, é retratada por muitos livros e artigos. Todavia, a institucionalização do Campo de Públicas no período 2015-2020, com o estabelecimento de entidades representativas, o processo de implementação das DCNs nos cursos, a criação de eventos científicos próprios, a organização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de AP, a elaboração de publicações com títulos referentes ao CP e a conformação de uma comunidade acadêmica multidisciplinar, faz jus a uma sistematização. Assim, o objetivo deste artigo é descrever essa trajetória recente e analisar os desafios correntes do CP. A metodologia baseou-se no cotejamento da literatura com documentos para denotar os marcos do CP pós-DCNs e desvelar seus reptos, que, a partir das respostas de 365 membros – entre professores(as), pesquisadores(as), alunos(as) e egressos(as) – a uma survey, foram priorizados. Como resultado, o texto constitui um balanço sobre o processo de construção do CP no país.

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Biografia do Autor

Fernando de Souza Coelho, Universidade de São Paulo, unidade EACH-USP, São Paulo/SP

Doutor em Administração Pública e Governo - FGV-SP

Lindijane de Souza Bento Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Políticas Públicas, Natal/RN

Doutora em Ciências Sociais - UFRN

Suylan Midlej, Universidade de Brasília, Brasília/DF

Doutora em Sociologia - UnB

Paula Chies Schommer, Universidade do Estado de Santa Catarina – Esag, Florianópolis/SC

Doutora em Administração - FGV/EAESP

Marco Antonio Carvalho Teixeira, Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo/SP

Doutor em Ciência Politica - PUC-SP

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Coelho, F. de S., Almeida, L. de S. B., Midlej, S., Schommer, P. C., & Teixeira, M. A. C. (2020). O campo de públicas após a instituição das diretrizes curriculares nacionais (DCNs) de administração pública: trajetória e desafios correntes (2015-2020). Administração: Ensino E Pesquisa, 21(3), 488–529. https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n3.1897

Edição

Seção

Perspectivas