A Relação Entre o Burnout e Engajamento Com a Autoeficácia e Autoregulação dos Estudantes Universitários
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2023.v24n1.2356Resumo
O cenário educacional, nos traz inúmeros desafios e preocupações, entre estas, o aumento dos níveis de estresse e esgotamento nos estudantes universitários em um contexto pós-pandêmico. Na literatura pesquisadores tem se debruçado sobre os riscos do burnout e seus efeitos em diferentes contextos incluindo o educacional, assim faz-se necessário a ampliação desta perspectiva, relacionando-a com fatores que impactam os estudantes. Neste sentido, o objetivo deste trabalho, é apresentar um modelo integrado, em que se testou o efeito mediador da autoeficácia, do engajamento e da autorregulação no que diz respeito ao burnout dos estudantes. A amostra submetida ao estudo foi composta por 941 estudantes matriculados em cursos de graduação a distância. Em virtude das características da pesquisa, a técnica estatística utilizada foi a de modelagem de equações estruturais. Os resultados têm implicações: como à explicação das relações através de um modelo estrutural no qual foi possível identificar que o burnout impacta negativamente a autoeficácia e o engajamento, os quais, por sua vez, impactam positivamente a autorregulação. A contribuição está relacionada à validação e elaboração do modelo integrado composto por construtos de segunda ordem. Além disso foi identificado a mediação dos construtos engajamento e autorregulação, conforme a realidade educacional brasileira.
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