Sustainable Finance: Knowledge, Skills and Attitudes That Can Make a Difference
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2023.v24n3.2392Resumo
Muitos estudos investigam os benefícios da educação financeira com diferentes áreas de comportamento, entretanto, estudos envolvendo educação financeira e sustentabilidade ainda são muito escassos. Este estudo tem como intuito propor os itens pertencentes às dimensões apresentadas no trabalho de Couto, Maracajá e Machado (2022). Esta pesquisa tem caráter qualitativo e natureza exploratória e descritiva, e o tipo de instrumento proposto foi um questionário contendo itens que passaram por validação de face e conteúdo por onze especialistas, sendo cinco da área de educação financeira e seis da sustentabilidade, por meio de duas rodadas. O instrumento proposto tinha 139 itens distribuídos em 7 dimensões: educação financeira (FE), sustentabilidade (S), orçamento pessoal e familiar (B), crédito e endividamento (CI), poupança e investimento (SI), consumo e desperdício (CW). , e futuro e legado (FL). Após a validação, um total de 137 itens foram mantidos nas dimensões. Este estudo avança no escopo proposto das dimensões e inclui de forma contundente o pilar ambiental na interação entre educação financeira e o tripé da sustentabilidade. Com estruturas, conteúdos e atributos psicométricos validados por especialistas, recomenda-se a aplicação do instrumento em estudos transversais e experimentos longitudinais; os itens também podem servir de guia para roteiros de entrevistas e estudos de caso. A limitação deste estudo foi sua concentração estritamente teórica; entretanto, por se tratar de uma relação interdisciplinar emergente, o processo de levantamento conceitual e formulação de hipóteses relacionais e instrumentação tornam-se valiosos para minimizar riscos de inconsistência teórica e problemas em futuras aplicações.
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