Mineração de Dados Educacionais para a Predição de Evasão
Experiência em uma Universidade do Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2024.v25n1.2415Resumo
A evasão é um problema que assola instituições de ensino superior públicas e privadas em todo o mundo e estratégias para análise dos motivos para o fenômeno abundam em publicações científicas. Muitos trabalhos que objetivam encontrar as técnicas e práticas mais apropriadas e efetivas para a identificação dos indutores de desistência no aluno acabam por se alicerçar no uso de tecnologias para aprimorar a análise dos dados e atingir um maior volume de informação processada. O presente estudo visa identificar boas práticas para o uso de mineração de dados para informações de cunho educacional. Para tanto, investigou-se práticas já existentes na literatura para a estruturação de uma pesquisa com dados de uma universidade pública no interior do estado do Rio Grande do Sul. O estudo conta com testes práticos com os algoritmos Árvore de Decisão C4.5, Random Forest e Redes Neurais em diferentes conjuntos de dados. O trabalho demonstra que o algoritmo Random Forest conseguiu ter maior precisão na identificação dos alunos em risco de evasão. A partir desta experiência outras instituições poderão basear-se para a definição de suas melhores práticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Piero Salaberri, Sandra Piovesan, Valesca Irala
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.