(Re)conhecendo o papel da alfabetização financeira no comportamento financeiro de acadêmicos da área de negócios
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2025.v26n2.2525Resumo
O objetivo foi identificar os fatores existentes nos construtos da alfabetização financeira concatenados ao comportamento financeiro de estudantes da área de negócios de uma Instituição de Ensino Superior Pública. Optou-se por um estudo de natureza quantitativa, com uso da análise fatorial em que se obteve como devolutiva 117 respostas. Os resultados mostram a relevância em planejar-se financeiramente tanto com relação a ativos como passivos, a prerrogativa de que quaisquer decisões financeiras precisam de conhecimento prévio, bem como, se possível, o auxílio de pares conhecedores do assunto. Além disso, sinaliza-se que tais percepções, sobre a importância da responsabilidade na gestão das finanças, podem estar relacionada ao fato de que 53% dos respondentes estão concomitantemente na academia e no mercado de trabalho. Reitera-se, ainda, que a maioria dos respondentes se encontram a partir do 5º semestre da graduação o que sinaliza que quanto maior a aquisição de conhecimentos maiores são as chances em compreender e gerenciar seus recursos. A pesquisa contribui para o conhecimento como um indicador de que fomentar a educação financeira e a atitude monetária são elementos importantes a serem discutidos, principalmente em âmbito acadêmico e particularmente na área de negócios, pois de forma efetiva irão explicar o comportamento financeiro desses futuros profissionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carla Milena Gonçalves Fernandes, Juliane Borges Ramos, Alexandre Costa Quintana

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.








