BROMÉLIA FILMINHOS E AS AVENTURAS INTERNACIONAIS DA GALINHA PINTADINHA
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n3.286Palavras-chave:
Animação, Personagens, Internacionalização, Licenciamento, MarcaResumo
Este caso de ensino analisa a trajetória de uma empresa do ramo de audiovisual, fundada em 2006, proprietária da primeira série de animação de concepção artístico-autoral brasileira produzida inteiramente no Brasil, a atingir a marca de um bilhão de visualizações no YouTube. Criada em 2007, a série se transformou em fenômeno de sucesso junto ao público infantil, ao utilizar a internet como plataforma de lançamento, quebrando o paradigma tradicional de construção de personagem de animação apenas por meio de cinema e televisão. Em 18 meses a empresa dispunha de mais de 600 produtos licenciados com a marca, representando aproximadamente 50% do seu faturamento no Brasil. Em 2012, a Bromélia Filminhos iniciou o processo de internacionalização. Os sócios esperavam que as receitas internacionais em breve respondessem por 10% do faturamento da empresa. O caso se propõe a discutir a internacionalização de um pequeno estúdio de animação e o potencial de negócios de licenciamento de personagens e marcas brasileiras no plano nacional e internacional.
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