Metodologias ativas nas aulas de Administração Financeira: alternativa ao método tradicional de ensino para o despertar da motivação intrínseca e o desenvolvimento da autonomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n1.473

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Ensino Superior, Administração financeira, Paulo Freire

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência pedagógica na disciplina Administração Financeira. Seu objetivo foi o de investigar, nas respostas a um questionário, se a atividade educativa baseada em metodologias ativas, aplicada na disciplina Administração Financeira, no curso de graduação em Administração de Empresas, pode oferecer espaços formativos que potencializem o desenvolvimento da motivação intrínseca dos educandos a ponto de se revelar pertinente para o desenvolvimento da autonomia desses alunos e, assim, caracterizar-se como alternativa viável para se colocar em prática a pedagogia freiriana. Para tanto, a estratégia de ensino adotada visou possibilitar a interpretação de problemas que simularam situações reais. Foi aplicado um questionário e utilizou-se a análise de conteúdo bardiniana para verificar as impressões dos educandos sobre a própria atividade e a respectiva contribuição para a formação profissional e pessoal desses aprendizes. A análise empreendida aponta para o fato de as metodologias ativas serem viáveis ao método tradicional de ensino no que tange ao despertar do interesse, da motivação e do desenvolvimento quanto à aprendizagem. Aponta, também, para sua consonância com a pedagogia freiriana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Muniz Pereira Chaves Urias, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, SP

Doutor em Educação para a Ciência pela UNESP.

Áreas de interesse em pesquisa: Ensino de ciências e matemática; pedagogia freireana; metodologias ativas.

Luciana Aparecida Silva de Azeredo, Fundação Universitária Vida Cristã, Pindamonhangaba, SP

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté.

Áreas de interesse em pesquisa: metodologias ativas; ensino e aprendizagem de línguas materna e estrangeiras; cuidado de si foucaultiano.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

Urias, G. M. P. C., & Azeredo, L. A. S. de. (2017). Metodologias ativas nas aulas de Administração Financeira: alternativa ao método tradicional de ensino para o despertar da motivação intrínseca e o desenvolvimento da autonomia. Administração: Ensino E Pesquisa, 18(1), 39–67. https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n1.473

Edição

Seção

Artigos