Executar é preciso, planejar não é preciso: proposta de <i>framework</i> para projetos de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n1.765Palavras-chave:
Método científico, Projeto de pesquisa, Metodologia de pesquisa, Método de pesquisa, Modelo canvasResumo
A qualidade do projeto de pesquisa influencia o rigor teórico-metodológico e a contribuição de valor do trabalho científico produzido. O design inadequado e a falta de maturação dos projetos de pesquisa são alguns dos problemas que mais levam à rejeição direta de artigos, mormente, nas áreas de administração, contabilidade e turismo. Mas, apesar da importância, muitas vezes, essa etapa é negligenciada e tratada de forma descuidada. Por isso, este artigo propôs-se a uma abordagem gráfica para projetos de pesquisa que pode auxiliar pesquisadores, sobretudo, iniciantes, a planejarem suas pesquisas. Para cumprir tal objetivo, conjugou-se revisão da literatura com análise de conteúdo, tendo por referência artigos e livros da área metodológica. Como resultado, desenvolveu-se o Research Project Model Canvas (RPMC), um framework que provê direcionamento ao pesquisador, auxiliando-o a evitar erros, mas sem lhe suprimir a criatividade e o espaço da tomada de decisão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.